A partir de 2024 o Cuiabá EC vai implantar o sistema de reconhecimento facial para acesso na Arena Pantanal. Com a iniciativa, o Dourado vai cumprir mais uma das exigências da Lei Geral do Esporte.
O duelo contra o Corinthians, na quarta-feira (25) foi um teste do Dourado para a próxima temporada. Os mais de 2500 de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande e seus acompanhantes que receberam os ingressos de cortesia foram as “cobaias” do clube. Os estudantes foram cadastrados no aplicativo da Facepass, empresa desenvolvedora do sistema, em menos de 24 horas.
As câmeras para checagem foram instaladas nas cinco catracas de acesso no setor destinado aos estudantes. Além disso, quatro operadores com dispositivos móveis atuaram no reconhecimento facial para evitar que as filas se prolongassem – o tempo de espera nos momentos de pico foi de cerca de sete minutos, e o sistema reconheceu uma média de dez pessoas por minuto.
A partir da próxima temporada, todos que acessarem a Arena em dias de jogo do Cuiabá vão precisar realizar o cadastro no sistema – os torcedores com direito à gratuidade serão os primeiros a serem registrados, seguidos pelas meias-entradas para posteriormente os sócios do clube e demais adeptos.
A iniciativa visa dar mais segurança para quem frequenta a Arena Pantanal e também cumprir uma das exigências da Lei Geral do Esporte, que determina que estádios com capacidade superior a 25 mil pessoas utilizem sistema de reconhecimento facial.
“A instalação desse sistema é mais um passo na modernização e estruturação do clube. Estamos evoluindo cada vez mais e buscando nos enquadrar em todas as exigências legais, tanto governamentais quanto das entidades que regem o nosso futebol. Ficamos muito satisfeitos com os testes realizados e confiantes de que essa tecnologia vai atender ao Dourado e ao nosso torcedor da melhor maneira possível”, destacou Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá.
“Com o sistema de reconhecimento facial vamos proporcionar mais segurança para os torcedores, para o clube e também para os órgãos públicos. Teremos mais agilidade no acesso à Arena e mais conforto para todos que frequentam a nossa casa”, completou Cristiano.