PF desarticula plano de golpe de Estado e assassinatos de Lula, Alckmin e Moraes


Nesta terça-feira, 19 de novembro de 2024, a Polícia Federal deflagrou a Operação Contragolpe, desarticulando uma organização criminosa acusada de planejar o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF, Alexandre de Moraes. O grupo também pretendia instaurar um golpe de Estado após as eleições de 2022.


Os envolvidos, em sua maioria militares das forças especiais, articularam um plano detalhado denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que incluía uso de explosivos e armamentos letais. Entre os cinco presos preventivamente estão ex-integrantes do governo Bolsonaro, o que levanta novas preocupações sobre a conexão de setores militares com ações antidemocráticas.


As investigações apontam que a tentativa de golpe envolvia ações avançadas de guerra e a criação de um “gabinete de gestão de crises”. A PF também explora a ligação entre esse plano e outros atos violentos ocorridos no final de 2022. O caso reforça a urgência de punir responsáveis por ataques à democracia.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT