Campanha alerta sobre prevenção e combate ao suicídio
Com o lema “A vida é a melhor escolha”, o Setembro Amarelo deste ano está sendo realizado em todo o território nacional e atua como uma grande rede de informação para o combate e prevenção ao suicídio. Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que em média, por ano, são registradas 700 mil ocorrências, mas esses números podem ser ainda maiores, já que há casos de subnotificações
Os dados do estudo mostram que há muitos casos de pessoas propensas ao problema, mas que acabam passando batido. A melhor forma de combater essa situação é a informação, de acordo com especialistas da área de saúde. E por isso, neste dia 10 de setembro, uma série de ações deverão ser realizadas em diversas regiões do país, no intuito de orientar a população sobre o problema.
O psicólogo do sistema Hapvida, Carol Costa Júnior, destaca que é preciso identificar com precisão quando uma pessoa em crise emocional necessita de cuidados de um profissional.
“Quando posso perceber que isso se tornou um movimento patológico, o que isso pode sim me fazer a ir às vias de fato? Quando isso começa a atrapalhar a minha vida, quando eu deixo de fazer as minhas atividades que antes eu fazia e que agora eu não consigo mais completar, ou seja, já se instalou um movimento patológico”, destaca o especialista.
Ele lembrou que nestes casos é necessário sim buscar ajuda, que pode ser à princípio de um profissional da área. “Procure um psicólogo, ele tem as ferramentas e o conhecimento necessário para ajudar você neste momento”, recomendou.