O governador vetou o projeto, que havia sido aprovado na ALMT em abril
O deputado estadual Delegado Claudinei (PL) viabiliza a derrubada do veto do governador Mauro Mendes ao Projeto de Lei nº 833\2019, de sua autoria, que visa a implantação do programa de acompanhamento e orientação psicológica aos profissionais da segurança pública de Mato Grosso.
Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (CCJR), o veto foi derrubado e será votado na sessão plenária desta quarta-feira (25). O Delegado Claudinei, que conhece de perto o trabalho dos agentes da segurança pública, destaca a importância de um programa para auxiliar os profissionais que sofrem com a carga emocional decorrente da profissão.
“Infelizmente mais uma vez o governador vetou esse nosso importante projeto para os profissionais da segurança pública, em relação ao atendimento psicológico através da criação de um programa de apoio. Como sempre o governador com essa falta de sensibilidade com os profissionais de segurança que trabalham diariamente, colocando a própria vida em risco pelo bem da sociedade”, explicou o deputado.
Claudinei busca apoio de outros parlamentares e confia na derrubada do veto do governador.
“Já pedi apoio aos outros deputados da Comissão de Constituição e Justiça. O parecer que a gente tem é pela derrubada do veto, e na Sessão Plenária vamos tentar manter esse parecer. O número de casos de suicídios e de afastamentos na segurança pública é muito alto. Para se ter uma ideia, têm anos que o número de suicídio superou os casos de mortes em combates com bandidos armados, completou.
Situação preocupante
Em 2019, a Polícia Militar de Mato Grosso, por exemplo, registrou 140 afastamentos. Os PMs apresentam problemas de saúde mental como depressão, ansiedade e stress. Esse número representava 5% do efetivo, que era de 7.145 profissionais naquele ano.