Ainda falta um certo tempo para as eleições municipais, mas em Rondonópolis, um município extremamente politizado, as conversas sobre a sucessão do prefeito José Carlos do Pátio (PSB) estão a todo vapor.
O atual gestor está em seu segundo mandato e não poderá entrar no próximo pleito. Em números, quase 45 mil votos estarão soltos por aí.
Nos bastidores o comentário de momento é que Pátio dificilmente conseguirá eleger um nome de sua preferência nas eleições de 2022, para declarar apoio em 2024.
O Primeira Hora apurou que algumas lideranças políticas da cidade já trabalham com essa possibilidade. Neste contexto alguns interlocutores já foram escalados para uma ponte com o Zé Carlos. Até expoentes da direita raiz estariam dispostos a abrir diálogo com um dos maiores líderes da esquerda de Mato Grosso.
A reportagem também recebeu informações que o debate para sucessão no Palácio da Cidadania deve ganhar força já no segundo semestre deste ano. Como a eleição para governo de Mato Grosso caminha para um desfecho no 1º turno, as articulações pela Prefeitura de Rondonópolis deverão ganhar os holofotes a partir de 3 de outubro.
Em tempo: a explicação para tanta celeridade tem relação direta com a própria reeleição de Pátio. A oposição dormiu no ponto por meses e quando resolveu lançar candidatura pulverizou o cenário com vários candidatos, o que facilitou e muito a vitória expressiva do líder populista.