Ulysses Moraes detonou PT por ser contra ensino em casa e foi rebatido por Valdir Barranco
ALLAN MESQUITA
A sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (23) foi marcada por uma troca de farpas entre os deputados estaduais Ulysses Moraes (PSL) e Valdir Barranco (PT). A situação ocorreu quando os parlamentares debatiam sobre a implantação do sistema de Homeschooling (Educação Domiciliar) em Mato Grosso.
O texto foi apresentado pelo deputado Romoaldo Junior (MDB) e oferece aos pais e tutores a possibilidade de educar seus filhos em casa. Na justificativa, Romoaldo citou que o projeto beneficia também crianças com deficiência, “que frequentemente não recebem o necessário amparo, tanto de instituições públicas quanto privadas”.Ao utilizar a palavra na tribuna, Uysses fez duras críticas contra o partido do petista, que votou contra o projeto. Ele ainda lembrou que o mesmo modelo de ensino já é utilizado em países como Inglaterra, Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Noruega, Portugal entre outros paíse.
Citou também que o modelo garante liberdade aos pais de escolher o que é melhor para os filhos. “Vendo o deputado Valdir Barranco mostrando seu voto contrário mostra o quão retrógrado é o Partido dos Trabalhadores, que geralmente quer impor sua a vontade. O PT sempre quer interferir de maneira negativa na vidas pessoas. É direito, é liberdade e o PT tem que aprender isso. Então, deputado Barranco, peço que o senhor reveja seu voto e deixe o cidadão livre para escolher”, disparou.
O debate caloroso já reflete o clima eleitoral criado com as eleições que se aproximam. Vale lembrar que Barranco é candidato ao Senado na chapa de oposição e Ulysses "lançou" seu pai, o advogado Naime Martins Moraes (PSL), como suplente na chapa do deputado Elizeu Nascimento (DC).
Barranco por sua vez, que participava da sessão de maneira remota, respondeu o “colega”. O petista rebateu as críticas do parlamentar o chamando de “menino mimado”.
Por fim, ainda colocou em xeque a capacidade do parlamentar para debater os projetos do legislativo. “Eu não faço esses ataques esdrúxulos, que é próprio de quem não tem maturidade política e não sabe conviver com a democracia. O deputado Ulysses Moraes é esse menino mimado, jovem na política, tem muito que aprender e não sabe nada de educação. É só olhar seu curriculum e pergunte aos grandes especialistas da educação o que eles acham”, concluiu.