A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM-MT) realizou em Cuiabá, entre os dias 25 e 27 de julho, um treinamento para responsáveis técnicos (RT) em sementes, no auditório da do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT), O evento contou com 136 participantes, que nos três dias de capacitação receberam informações e atualizações sobre a Legislação Brasileira de Sementes e Mudas.
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) foi uma das apoiadoras do treinamento para RTs, e para a vice-presidente institucional da Associação, Patrícia Brunetta, o evento bem organizado pela CSM-MT cumpriu a sua função final estabelecida em sua elaboração. “Considero que os nossos objetivos foram plenamente atendidos, na medida que os principais temas relativos ao setor de produção de sementes foram abordados por grandes profissionais atuantes em nosso segmento. É com grande satisfação que entregamos este evento e a participação da associação neste treinamento”, disse.
A presidente da CSM-MT, Tanismare Tatiane de Almeida, avaliou de forma positiva a capacitação, que nos três dias de treinamento abordou áreas relacionadas às responsabilidades do RT perante a Legislação de sementes, as vistorias de campo de sementes e emissão dos laudos de vistorias, no segmento da qualidade de sementes, beneficiamentos de sementes e o tratamento de sementes, além do uso das informações do laboratório de sementes nas tomadas de decisões e finalizando com a função do RT na gestão de pessoas e dos processos. “Esse evento foi um sucesso, nós estamos na terceira edição e contamos com 39 empresas de diferentes áreas participando deste treinamento. A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso é um órgão colegiado e consultivo do Ministério da Agricultura, onde atualmente é formada por 14 entidades que fazem parte desta comissão, representando o setor público, do ensino, fiscalização, da área privada”, destacou.
O doutor Jonas Farias Pinto, gerente de Certificação da Fundação Pró-Sementes e que palestrou sobre “As Responsabilidades do RT Perante a Legislação de Sementes”, destacou a ação da CSM-MT. “Essa iniciativa é muito importante para o estado, como também para visitantes de outros lugares que estão participando. Mas é de fundamental importância para a produção aqui do Mato Grosso, para que todos os Responsáveis Técnicos sejam capacitados, entendam a legislação e saibam o que eles estão fazendo. Porque nossa legislação é muito complexa, e que exige muitos cuidados e para isso, nós precisamos que os RTs e todos que trabalham na área de sementes possam e devam saber quais os preceitos da legislação de sementes”, finalizou.
O especialista em legislação de sementes enfatizou em sua palestra os decretos e as portarias do Mapa, principalmente a portaria 538, que alterou algumas situações, como as responsabilidades do RTs, armazenamento, beneficiamento, controle relacionado aos produtores tem que ter, e consequentemente o seu Responsável Técnico, pois é quem responde pela produção na qual ele assiste.
O evento tem a co-realização da Fundação Pró-Sementes e o apoio da APROSMAT, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT).
A CSM-MT - A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM-MT) tem origem na década de 1970, e tem a função consultiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde as demandas e propostas de mudanças de legislação do setor de sementes e mudas devem ser encaminhadas. Atualmente é constituída por um colegiado de 14 entidades que discutem e propõem normas e padrões que são encaminhados para o Mapa para a apreciação. São elas: Embrapa, Mapa, Unemat, IMA MT, UFMT, Indea MT, Empaer MT, Conab, APROSOJA, APROSMAT, Univag, Fundação Pró-Semente, Sedec MT e APROFIR MT.