O parlamentar apontou problemas na malha viária nos trechos da rodovia, sentido Rondonópolis a Cuiabá
Ao seguir de Rondonópolis para Cuiabá, no dia 9 de fevereiro, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) parou na rodovia BR-163/364 para fiscalizar o trecho que constavam problemas críticos na malha viária. Ao chegar na Assembleia Legislativa, reuniu-se com os gerentes de Relações Institucionais e de Engenharia da Concessionária da Rota do Oeste, Roberto Madureira e Vitor Lima, para tratar sobre a situação e encaminhou indicação de n.º 205/2022 ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT).
O resultado deste encontro é o comunicado emitido nesta manhã de sábado (12), sobre o desvio no tráfego da rodovia (sentido norte), no município de Jaciara - no KM 277 - em que o DNIT será responsável pela manutenção das obras emergenciais e a interdição e sinalização ficará sob o comando da Rota do Oeste e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Eu como cidadão, sempre estou passando neste trecho, realmente estava uma situação que estava colocando os usuários em risco. A reunião que tivemos com a Rota do Oeste foi bastante produtiva e eles já estavam alinhados tanto com o DNIT e a ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) para solucionar essa situação”, comenta o parlamentar.
Reunião
Antes da sessão plenária na Casa de Leis, o deputado expôs aos representantes da Concessionária da Rota do Oeste que vinha recebendo muitas reclamações de motoristas de caminhões de cargas pesadas e de usuários da rodovia BR-163/364 pelas péssimas condições do trecho, sendo que as maiores queixas eram por estarem pagando os pedágios e utilizarem com uma estrada ruim.
Roberto esclareceu que o papel da concessionária não tinha a mesma responsabilidade que o DNIT. “Excelente ponto para a gente discutir e tirar as dúvidas da população. A primeira informação que temos que passar é que essa manutenção e duplicação desse trecho de Cuiabá a Rondonópolis, é originalmente do DNIT. A concessionária não tem prerrogativa para entrar na manutenção dos trechos. O usuário fica sem saber e acaba confundido. Mas, é importante dizer que o valor do pedágio não remunera a manutenção e duplicação neste segmento”, explicou o gestor.
Madureira acrescentou que a situação da BR-163/364 já era uma situação que tanto a concessionária, como o DNIT e a ANTT, que pertencem ao Ministério de Infraestrutura, estavam buscando uma solução em conjunto para tratar das condições críticas do trecho. “Vale lembrar que nos meses de fevereiro e março, naturalmente, é um período de chuvas em excesso e escoamento de grãos com muitos caminhões em sobrepeso. Isso é uma combinação muito ruim para qualquer pavimento de qualquer rodovia. Por isso, essa situação na rodovia. E queremos chegar a um caminho rápido para a solução. Esse é o objetivo nosso”, declarou Roberto.
MPF
Na reunião, Claudinei informou ao Roberto que acompanhou o senador Wellington Fagundes (PL), no Ministério Público Federal (MPF), no dia 31 de janeiro, em que foi feita uma representação contra a Concessionária Rota do Oeste por descumprimento do contrato de concessão da BR-163 para que haja a intervenção e o bloqueio dos recursos arrecadados com pedágios a serem convertidos para serem aplicados em infraestrutura, segurança e saúde.
O gerente da Rota Oeste afirmou que estava ciente dessa agenda e que, realmente, estão em processo de devolução amigável da BR-163/364, e que darão continuidade na prestação dos serviços até finalizar o processo de transferência – que poderá ocorrer até no prazo de dois anos - e manterão o mesmo compromisso.
Proposição - Na indicação encaminhada ao DNIT, Claudinei solicitou a operação tapa buracos na rodovia BR-163/364, em caráter de urgência, no sentido Rondonópolis a Cuiabá, em um trecho de aproximadamente 210 km.