Fábio Cardozo mostra experiência para melhorar a saúde pública

Ao disputar novamente uma vaga para a Câmara Municipal, o economista Fábio Cardozo (MDB) se vale de uma vasta experiência na vida pública para propor ações e para trabalhar por uma saúde pública mais efetiva e de mais qualidade para a população de Rondonópolis. Além de vereador por duas vezes, ele foi secretário municipal por 11 anos, com grande êxito na pasta da Saúde, onde ficou mais tempo e com importantes projetos implantados.

Como secretário de Saúde, Fábio conta que foi responsável por implementar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a primeira UPA da cidade, a municipalização do Centro de Nefrologia e do Centro de Reabilitação Nilmo Júnior, pelo novo Ceadas, entre tantas outras melhorias. Também foi responsável por organizar a rede hospitalar como é hoje, tendo a UPA como porta de entrada de urgência e emergência, o Regional como porta de entrada de alta complexidade, a Santa Casa como referência em ginecologia, obstetrícia, cardiologia e câncer, e os PSFs com atendimento básico.

No entendimento do candidato, diante dos muitos problemas que assolam a saúde pública em Rondonópolis nos últimos anos, é preciso melhorar o atendimento na UPA central e trabalhar junto ao prefeito para abrir duas novas UPAs e, principalmente, novos hospitais na cidade. “Temos os mesmos hospitais que tínhamos praticamente 15 anos atrás. A única diferença é o Hospital da Lions, mas é muito pouco”, analisa ele, informando que vai apoiar a construção do Hospital Universitário junto à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Nesse contexto, Fábio Cardozo observa que, aproveitando o curso de Medicina da UFR, já teve uma reunião com o governador do Estado, Mauro Mendes, e a direção da universidade em prol da implantação do Hospital Universitário em Rondonópolis. “Será uma unidade completa, pública, e vai ajudar a atender a população, a formar profissionais, bem como gerar emprego e renda em todas as áreas, como segurança, alimentação, administração, limpeza, médicos, enfermeiros, entre outros”, observou. 

Outra proposta de Fábio é a luta pela informatização do atendimento de saúde. “Nosso futuro prefeito Thiago Silva tem a proposta de criar um aplicativo em que o cidadão possa ter acesso aos principais serviços de saúde pelo celular, como marcação de consultas, obter resultados de exames, avaliar serviços… Isso é muito importante”, pontua. 

Para tudo isso, afirma que o parlamentar não pode ficar apenas no papel de votação de projetos, mas precisa se valer do seu poder de articulação com diferentes esferas, bem como de diálogo com o Poder Executivo, para construir as melhorias que vão fazer a diferença na vida da população, a exemplo do Hospital Universitário. 

*EDUCAÇÃO* – Não esquecendo outra área essencial para a população, no caso a educação, Cardozo pretende lutar para viabilizar junto ao Executivo a efetivação da educação em tempo integral no Município, especialmente nas creches, assim como projetos que elevem o bem-estar dos educadores. Também considera essencial a implantação de um centro de atendimento ao autista, atualmente uma grande carência em âmbito municipal.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT