A vereadora Marildes Ferreira (PSB) defendeu que seja ampliado o horário de atendimento à população nas unidades do Sentinela no município, principalmente no período noturno. O sistema Sentinela foi criado no ano passado para reforçar o acompanhamento de casos de Covid-19, nas regiões mais distantes do centro.
A parlamentar entende que esse ampliação poderá ajudar a evitar a superlotação no Hospital de Retaguarda, que é referência no município para atendimentos em casos de Covid. “Assustei com o número de pessoas com teste positivo em mãos, os casos estão aumentando ; havia mais de 200 pessoas aguardando atendimento no Retaguarda, vi isso pessoalmente quando estive lá ”, destacou a vereadora.
Marildes explicou que entregou um documento à secretária de Saúde, Izalba Diva de Albuquerque, pedindo para que as quatro unidades Sentinela que funcionam o dia inteiro passem a funcionar no período noturno para acompanhamento de casos de Covid.
A vereadora explicou que atualmente o terceiro turno no atende casos de Covid, pois são equipes diferentes. Na verdade , o atendimento noturno é para outros casos e as situações que envolvem Covid, acabam sendo encaminhadas para o Hospital de Retaguarda;. “A pessoa passa o dia inteiro esperando o resultado do exame para ser encaminhado ao Retaguarda e acaba não sendo atendida no Sentinela”, explicou a vereadora.
A parlamentar explicou que com essa mudança, o atendimento noturno passe a ser descentralizado e mais eficiente, desafogando principalmente o volume no Hospital de Retaguarda.
Rondonópolis, de acordo com o último boletim informativo, registrou desde o início da Pandemia 37.303 casos com 945 mortes em decorrência da doença.