Moradores de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, terão que apresentar a carteira de vacinação, onde consta a vacina contra a Covid-19, para poder circular no comércio da cidade. A medida vale a partir deste sábado (28).
A decisão foi tomada pela Prefeitura de Rondonópolis nesta quinta-feira (26) e vale para empresas, lojas, bares, restaurantes e comércio em geral.
Rondonópolis é a segunda cidade mato-grossense com mais casos de Covid-19, perdendo apenas para Cuiabá. A cidade contabiliza 36.756 casos, enquanto a capital está com mais de 100 mil casos.
Segundo a prefeitura, foi definido a obrigatoriedade de uma espécie de "passaporte da vacina" (carteira de vacinação) para entrar em estabelecimentos comerciais.
A medida seria para incentivar quem ainda não tomou a vacina contra a Covid-19 a se imunizar contra a doença, conforme a prefeitura.
Com isso, será obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação com pelo menos a primeira dose da vacina, acompanhado de um documento com foto.
Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina ou que tenham vencido o prazo para tomar a segunda dose, e isso for observado pela fiscalização, o mesmo poderá sofrer sanções, como multas ou até a interdição em caso de reincidência.
Segundo a prefeitura, será feita uma notificação sobre a necessidade do cumprimento dessa nova medida. Depois, a Câmara de Vereadores deverá discutir a possibilidade de multas aos estabelecimentos que não obedecerem a norma.
Além disso, os estabelecimentos comerciais noturnos de Rondonópolis estarão autorizados a funcionar até a meia-noite e a abertura do shopping aos domingos.
Atualmente, a cidade está classificada como risco baixo de contaminação e já aplicou mais de 210 mil doses de vacina contra a Covid-19, entre uma e duas doses.
De acordo com a prefeitura, praticamente 100% dos grupos considerados prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) já estão imunizados e 80% da sua população adulta já recebeu pelo menos uma dose.
Além da extensão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes até meia-noite, o comitê também definiu que o "horário de restrição" de circulação nas ruas passa a ser a partir de 1h e vai até às 5h.
A Secretaria Municipal de Saúde disse que quase 80% da população de Rondonópolis já está vacinada com pelo menos uma dose e mais de 210 mil doses aplicadas.