O Ministério da Saúde divulgou, hoje, como será feita a distribuição de um lote com mais de 4 milhões de doses da vacina Astrazeneca/Oxford, produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz). De acordo com o informe técnico, Mato Grosso receberá um total de 177 mil doses.
Este lote será todo destinado à primeira aplicação. Segundo o documento do Ministério da Saúde, Mato Grosso receberá 101 mil doses para imunizar a população de fronteira. O restante, cerca de 57 mil, será para imunização de pessoas com idades entre 55 e 59 anos. A previsão é que os imunizantes cheguem ao Estado nas próximas 48 horas.
Na última sexta-feira (9), a Fiocruz informou que aguarda a chegada dos últimos lotes de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) prevista no acordo de encomenda tecnológica, assinado no ano passado com a farmacêutica europeia. O acordo prevê que a fundação receberá IFA para produzir 100,4 milhões de doses.
Segundo a Fiocruz, o quantitativo do insumo já entregue a Bio-Manguinhos garante as entregas de vacinas até 23 de julho, mas é inferior à capacidade produtiva do instituto, que é de mais de 1 milhão de doses por dia. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que ao longo do mês de julho a Fiocruz disponibilize, no total, 12 milhões de doses de vacinas. Para agosto e setembro, a previsão é que a Fundação produza e entregue mais 26 milhões de doses.
Até agora, Mato Grosso já recebeu 2.120.000 doses das vacinas e distribuiu 1.952.155 aos 141 municípios. Dos mais de 1,9 milhão de imunizantes retirados pelos municípios, as prefeituras aplicaram 1.532.950 (86%), sendo 1.133.705 como primeira dose e 350.615 como segunda dose.