A vereadora Marildes Ferreira (PSB) demonstrou preocupação com o volume de acidentes graves registrados no trânsito de Rondonópolis, nos últimos dias. Na segunda-feira, por exemplo, houve dois acidentes fatais no perímetro urbano da cidade.
A parlamentar que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, disse o problema reflete diretamente nas unidades de saúde da cidade, principalmente na UPA e no Hospital Regional. “Estive na UPA e constatei a gravidade da situação, são muitos os pacientes com fraturas graves, em razão de acidentes, que estão lá esperando vaga no Hospital Regional”, disse a vereadora.
Ela explicou que todos os pacientes com trauma são pessoas que sofreram acidentes nas ruas da cidade e no perímetro urbano das rodovias que cortam a cidade.
Marildes também externou que a situação no Hospital Regional é grave, e não há vagas para atender toda a demanda que chega em razão destes acidentes. “Nem o chamado leito zero está disponível e há risco de pacientes ficarem nos corredores”, lembrou a vereadora.
A parlamentar ainda lembrou que os pacientes traumáticos têm tratamento longo e necessitam de muitos cuidados até depois de saírem do hospital. “Em muitos casos é preciso ainda, após o sair do hospital, a recuperação com fisioterapia, fonoaudiologia, psicólogos e todo mais, e isso custa caro”, disse.
Ela, por outro lado, reconhece que é preciso fazer investimentos para tentar reverter o diminuir como o problema, como é o caso da educação para o trânsito, sinalização e até mesmo fiscalização. “Temos que pensar que uma vida não tem preço”, lembrou Marildes.