O leilão realizado na B3, em São Paulo, que definiu a concessão da BR-060/364/GO/MT no trecho entre Rondonópolis e Rio Verde (GO), terminou com a vitória do consórcio Rota Agro, que apresentou deságio de 19,70% no valor do pedágio. Apesar do resultado, a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTRR) manifestou preocupação em relação às obras previstas.
De acordo com o edital, no trecho de mais de 200 km entre Rondonópolis e Alto Araguaia, estão programados apenas 8,55 km de duplicação e 97,01 km de faixas adicionais, além de 13,56 km de vias marginais e 7,85 km de contornos. Um dos contornos, em Alto Araguaia, com pouco mais de 2 km, tem entrega prevista somente para o quinto ano da concessão.
As intervenções contemplam ainda 32 dispositivos (novos e remodelados), quatro passarelas de pedestres, 11 travessias em nível e duas paradas de descanso para caminhoneiros.
Para o presidente do sindicato, Afonso Aragão, a duplicação prevista está aquém da necessidade:
— Infelizmente, não vai atender à demanda diante do volume de caminhões que circulam por esse trecho. Era preciso muito mais. Vamos lutar para que essa realidade mude, afirmou.
Extensão da concessão
O trecho concedido soma 490,06 km, indo do entroncamento da BR-060, em Rio Verde (GO), até a BR-163 em Rondonópolis (MT), passando por Santa Rita do Araguaia (GO) e Alto Araguaia (MT). O investimento previsto é de R$ 7,26 bilhões em melhorias e reestruturação.
Além da duplicação, o contrato prevê 179,69 km de faixas adicionais distribuídos ao longo da extensão.
Pedágios em Mato Grosso
O edital estabelece a instalação de cinco praças de pedágio, sendo duas em Mato Grosso. Uma em Alto Araguaia (km 52 da BR-364), com tarifa inicial de R$ 13,47, e outra em Pedra Preta (km 133,4 da BR-364), com tarifa de R$ 16,93.
Com o desconto de 19,70% oferecido pelo consórcio, os valores caem para R$ 10,81 em Alto Araguaia e R$ 13,59 em Pedra Preta. Os valores para motocicletas ainda não foram definidos, mas a cobrança por eixo seguirá o padrão aplicado aos carros de passeio.
“Teremos dois pedágios em trecho com apenas 8,5 quilômetros duplicados, creio que isso não é justo”, completou.