Uma loja de preço único em Rondonópolis foi autuada pelo Procon após fiscais identificarem a prática ilegal de “venda casada”. A irregularidade foi constatada após denúncias de consumidores que relataram ter sido obrigados a levar um segundo produto ao tentar comprar itens como ventiladores, chaleiras elétricas e panelas de pressão.
Segundo os relatos recebidos pelo órgão de defesa do consumidor, muitos clientes só descobriam a exigência no momento do pagamento, quando o caixa informava que o item escolhido só poderia ser levado caso fosse acompanhado por outro produto da prateleira. A situação fazia com que o consumidor desembolsasse valores bem acima do planejado — em alguns casos, o dobro do anunciado.
Durante a fiscalização, o responsável pela loja negou que se tratasse de venda casada e afirmou se tratar de uma estratégia promocional, onde determinados produtos teriam preço especial se fossem adquiridos junto com qualquer outro item da loja. No entanto, de acordo com o Procon, essa prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, já que condiciona a compra de um produto ao de outro, mesmo quando a escolha é livre.
A empresa foi notificada a interromper imediatamente a prática e a garantir que os produtos em oferta sejam vendidos pelo valor anunciado, sem condicionamento à compra adicional. O estabelecimento autuado ainda tem direito à ampla defesa no processo administrativo.