De Funap à Serv Saúde vereador Reginaldo Santos comemora maioridade do instituto

O vereador Reginaldo Santos participou na sexta-feira (25), de um importante evento de homenagens aos ex- gestores do Serv Saúde, durante o ato foi descerrado um mural de gestores que passaram pelo instituto.

O vereador relembrou a história de luta da constituição do que hoje se chama Serv Saúde. “Nossa história teve seu início em 25 de maio de 1992, onde através da lei complementar n.º 001/92 criou-se o Funap (Fundo de Assistência e Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Rondonópolis), de iniciativa do senhor Antônio Bento que era líder sindical à época e sua equipe.

Quero destacar com muito carinho algumas pessoas importantes que passaram pelo Funap Fátima Lemes, Lila, Roseli, Salvador Cadidé, Anezia e Aldamice figuras fundamentais para que hoje tivéssemos o Serv Saúde. Fui eleito o último tesoureiro do Funap, tivemos nessa época grandes dificuldades haja visto que o salário dos servidores chegou a 6 meses em atraso e também os repasses, nesse momento tivemos que nos reinventar junto com Aldamice fizemos uma grande força tarefa para que o instituto ficasse de pé e de lá pra cá muito se foi construído através de lutas e muita persistência.

Em dezembro de 1998, através de emenda constitucional n.º 20 do governo federal ocorre a primeira reforma previdenciária que obrigou municípios e estados a optar pelo Regime Geral/INSS ou criar o regime próprio de previdência, onde juntos eu a Aldamice e Josemar organizamos assembleias por polo sendo que a última ocorreu no auditório da escola CIEE e a decisão por parte dos servidores foi por criar um regime próprio de previdência, lembrando que neste caso a contribuição previdenciária seria utilizado apenas para benefícios previdenciários ou seja pagamento de aposentadoria e pensão e agora para termos assistência a saúde seria necessário termos um novo fundo com novas contribuições. 

Então 1999 através da Lei 3185 de 22/12/1999 fica criado o IMPRO (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Rondonópolis), e muda-se o nome do Funap para Funam (Fundo de Assistência Médica dos Servidores Públicos do Município de Rondonópolis), com a Lei 3370 de 15/12/2000. 

Em agosto de 2005 através da Lei n.º 4.616 de 25/08/2005 criamos o instituto de assistência a saúde dos servidores públicos municipais de Rondonópolis – Serv Saúde, onde fui o primeiro diretor executivo eleito e hoje tenho a grata satisfação de participar desse momento ao lado de tantas pessoas que edificaram e deram sustentação pra que hoje nosso instituto esteja consolidado e comprometido com o seus segurados”.

Reginaldo destacou ainda a suas lutas e conquistas enquanto gestor do órgão. “Não tem como falar de conquistas sem citar alguns nomes que foram primordiais para que chegássemos até aqui, como nossos colegas Anézia, Aldamice, Josemar, Elnice, Zilda, Alessandra Freitas, Vilmondes, Lindinalva, Neuraci, Glauber,Ilmar Sales,Franklin e Jacielene e a atual diretora Rozalina e muitos outros que deixam seu legado no Serv Saúde, 

hoje vejo esse mural como uma forma de perpetuar essa história e valorizar aqueles que dedicaram suas vidas para zelar do Serv Saúde, quero destacar nossa atuação frente ao órgão adquirimos sede própria, fizemos concurso público sendo também o 1º diretor executivo eleito Serv Saúde, hoje carrego comigo a gratidão de estar sendo juntos aos outros diretores homenageado e lembrado por essa diretoria”, destacou.

Reginaldo falou ainda valorização do servidor, aquele que é o maior patrimônio do Serv Saúde. "Os servidores são o patrimônio do Serv Saúde hoje vemos essa valorização diariamente através de um atendimento humanizado realizado pela gestão atual, essa valorização enche de orgulho aqueles que estiveram à frente do instituto, concluiu.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT