Na foto, Mauro Lúcio da Silva, auditor líder
Na foto, Mauro Lúcio da Silva, auditor líder
REFERÊNCIA

Auditoria mantém as certificações de qualidade do Grupo TMI

A TMI recebeu mais uma vez a auditoria de supervisão de qualidade para as certificações ISO 9001 e SIAc PBQP-H, as quais a empresa detém há 10 anos. Esse tipo de auditoria é realizado anualmente nas obras e em todos os setores da empresa, envolvendo planejamento, execução, controles e melhorias contínuas. Fruto de um trabalho permanente de aperfeiçoamento através da melhoria na qualidade, a empresa manteve suas certificações.

A auditoria na TMI foi realizada pela ITAC, organismo de certificação credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), de Curitiba (PR), através do auditor líder Mauro Lúcio da Silva, vindo de Belo Horizonte (MG). Ele avalia que essas auditorias são importantes com o intuito de validar a padronização dos sistemas de execução dos serviços, criando processos internos de qualidade a serem seguidos nos diversos setores da empresa, incluindo padrões e normas a serem exigidos dos fornecedores. “Eu diria que uma empresa certificada por um organismo como o nosso é um diferencial no mercado”, analisa.

Acompanhando a TMI desde a conquista de suas certificações, Mauro Lúcio observa que a empresa já amadureceu dentro do sistema de qualidade, o que se tornou algo comum internamente. “A TMI é uma referência em Mato Grosso pela imponência dos prédios, pela qualidade dos seus produtos. A gente entra nos apartamentos da empresa e vê a qualidade dos produtos colocados e da execução dos serviços. Tá excelente!”, externou ele, acrescentando que a auditoria também ajuda na implementação de melhorias. “A função do auditor é também estar trazendo essas oportunidades de melhorias, não só apontar falhas”, diz.

Além dos esforços do setor de qualidade e da equipe da empresa, o auditor acredita que as melhorias contínuas da TMI têm muito a ver com a postura da direção. “O crescimento exponencial da TMI é muito grande. Em grande parte, eu atribuo isso à direção da empresa, porque ela poderia almejar esses certificados para ‘pendurar’ na parede, mas não”, atesta ele, apontando que o comando da empresa sempre tem sido muito obstinado pelo crescimento e pelas melhorias contínuas. Nesse contexto, destaca que a presença das certificações ajuda muito na confiança e na tomada de decisão por parte de investidores.

A gerente de qualidade do Grupo TMI, Maria Aparecida Brito, avaliou com tranquilidade e otimismo a auditoria realizada neste fim de ano. “Creio que essa auditoria valida o amadurecimento do sistema que está implementado. Ao contrário de muitas empresas, não fazemos uma preparação para a auditoria. Então, o auditor analisa o que realmente ocorre no dia a dia da nossa empresa. Isso porque a gente trabalha a qualidade dentro da TMI não como mero processo, mas como um dos pilares da empresa. Assim, a qualidade é algo natural na empresa, está na sua cultura independente das pessoas que estejam a frente das atividades”, argumentou ela.

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Redação GNMT