ASFALTO
Sinfra informa que
projeto de restauração do Anel Viário está na etapa de estudos técnicos e obra será
iniciada em breve
O deputado Ondanir Bortolini (Nininho – PSD) tem pressa na
execução de várias obras viárias em Rondonópolis e nos municípios da região Sudeste
de Mato Grosso. Na terça-feira (22.03), o parlamentar foi até a Secretaria de
Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) para conversar com o secretário Marcelo
de Oliveira e cobrar agilidade no início da restauração do Anel Viário, que faz
ligação da BR-364 com a MT-270, margeando a cidade de Rondonópolis.
Marcelo de Oliveira informou a Nininho que o projeto de
restauração do Anel Viário está em fase de execução, bem adiantado, e que as
obras começarão em breve. A Sinfra contratou uma empresa especializada em projetos
de engenharia em transporte e tráfego para realizar estudos e garantir que a
obra termine com qualidade. “É preciso exaltar o empenho do Marcelo de
Oliveira. O projeto do Anel Viário está ficando pronto e muito bom. Será uma
obra definitiva. Rondonópolis será um canteiro de obras”, diz Nininho.
O deputado reforça que a empresa contratada pelo Governo do
Estado está realizando vários estudos, inclusive a contagem de veículos, para
elaborar um projeto detalhado para nortear as obras no Anel Viário dentro das
normas técnicas e capaz de suportar o tráfego de veículos pesados. O pavimento
será em concreto asfáltico, também chamado de Concreto Betuminoso Usinado a
Quente (CBUQ). “Queremos que essa restauração resolva definitivamente os
problemas que atualmente comprometem o tráfego. É uma obra muito aguardada”, argumenta.
Para Nininho, o Anel Viário com pavimento de boa qualidade
também facilitará o escoamento da produção proveniente dos municípios de outras
regiões de Mato Grosso. “Essa obra é essencial para melhorar a qualidade do
tráfego e garantir maior fluidez do trânsito no entorno da cidade de
Rondonópolis e beneficiar todo o Estado”, pontua. “É importante destacar o
empenho do secretário Marcelo. A população de Rondonópolis, com certeza, ficará
muito feliz com essa obra tão importante e tão necessária”, enfatiza o deputado.
PROJETOS EM ANDAMENTO
Outras obras de pavimentação asfáltica, segundo Nininho, foram
confirmadas pela Sinfra e beneficiarão a população de Rondonópolis e dos
municípios da região Sudeste. “Em breve, teremos várias obras sendo licitadas e
realizadas, como a pavimentação da MT-459, que liga o Terminal Ferroviário até
o município de Pedra Preta”, detalha o deputado. Marcelo de Oliveira também
informou a Nininho que já está bem adiantado o projeto para a pavimentação da
MT-471, que liga o Assentamento Carimã à Fazenda Basso, um trecho de 41
quilômetros. A licitação acontecerá em breve.
Outra via priorizada pelo Governo do Estado é a Rodovia do
Peixe, ligando o Praia Clube, a partir do entroncamento da BR-364, passando
pela Gleba Rio Vermelho até a Comunidade do Miau, de 29 quilômetros, e a MT-383
a partir do Parque de Exposições até o Naboreiro, uma das comunidades rurais
mais antigas de Rondonópolis. “Cobrei ainda a conclusão do asfalto na Rodovia
do Leite passando por São José do Povo, ligando a Alto Bandeirantes e seguindo
até a MT-270. Essa obra é essencial para escoar até o Terminal Rodoviária a
produção agrícola de Guiratinga, Tesouro e demais municípios da região”, explica
Nininho.
Marcelo de Oliveira também comentou com Nininho a
pavimentação da rodovia MT-110, no trecho de Guiratinga a Alto Garças, uma obra
em andamento. “Tem ainda a avenida W11, em Rondonópolis, cuja ligação ao Anel
Viário será fantástica e contribuirá muito para melhorar e ordenar o trânsito
na cidade. O trabalho no Anel Viário, com certeza, resultará em uma obra
definitiva. Será uma obra sensacional”, reforça o gestor da Sinfra.
Nininho menciona ainda o processo de licitação, em
andamento, para a restauração da MT-270, a partir da BR-364, passando pelo distrito
de Fátima de São Lourenço até o distrito de Mimoso. Essa obra, segundo o
secretário Marcelo de Oliveira, resultará numa “estrada pantaneira”, ligando
Rondonópolis a Mimoso e Barão de Melgaço, chegando a Cuiabá.
RODOVIAS ESTRATÉGICAS
O deputado Nininho lembra que Rondonópolis tem o segundo
maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso e representa um importante
polo que atende 19 municípios e cerca de 560 mil habitantes. O parlamentar comenta
que o município está localizado estrategicamente no entroncamento das rodovias
BR-163 e BR-364, permitindo a ligação entre as regiões Norte e Sul do Brasil.
Por estas vias é transportada toda a produção agrícola e
industrial com destino aos grandes centros metropolitanos e portos do País. “É
por isso que eu cobro tanto. Esses investimentos em recuperação e pavimentação
asfáltica das rodovias que cortam a região Sudeste são fundamentais e devem ser
prioritários. O desenvolvimento de Mato Grosso depende das boas condições de
tráfego da BRs e MTs da região de Rondonópolis”, justifica Nininho.
“E é por essa sensibilidade demonstrada pela gestão do governador Mauro Mendes que faço questão de agradecer muito ao secretário Marcelo de Oliveira, que atende as nossas demandas com tanta atenção. O seu comprometimento com a nossa região só faz alavancar ainda mais o desenvolvimento do nosso Mato Grosso. A população das regiões Sudeste e Sul do Estado agradece esse empenho que resultará em qualidade de vida para o nosso povo”, enaltece o deputado Nininho.