Deputado Fabio Tardin quer oficializar em MT o Dia Estadual da Chiquitania

O deputado estadual Fabio Tardin, o Fabinho, atendeu a um pedido do secretário municipal de Agricultura, Edcley Coelho, e da vereadora Ana Flávia, e apresentou um projeto de lei para instituir o Dia Estadual de Conscientização e Comemoração da Chiquitania, a ser celebrado anualmente em 8 de agosto.


De origem na fronteira entre Brasil e Bolívia, o povo chiquitano preserva uma rica herança cultural, histórica e linguística. Em Mato Grosso, está presente principalmente em Vila Bela da Santíssima Trindade, sendo reconhecido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) como um povo indígena em contexto de transnacionalidade.


A proposta estabelece que, na data, poderão ser promovidas ações educativas, culturais e informativas pelo Governo do Estado, em parceria com associações étnicas e culturais, prefeituras, instituições de ensino públicas e privadas, além de entidades do movimento social e da sociedade civil organizada.


“A data já é oficialmente reconhecida em âmbito municipal. Agora, queremos que Mato Grosso como um todo abrace essa iniciativa. Assim, ampliamos o alcance dessa valorização e criamos instrumentos para que outros municípios e comunidades também realizem atividades de reconhecimento e resgate cultural”, destacou Fabinho.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT