A indicação foi feita ao secretário de fazenda Fábio Pimenta, em reunião solicitada pelo deputado, que teve participação de representantes da Acrimat_
Os pecuaristas vêm sofrendo com as férias coletivas e fechamento de plantas frigoríficas em Mato Grosso. Essa escassez tem aumentado os gastos, uma vez que os produtores precisam mandar o gado para abate em outros estados.
O deputado estadual Delegado Claudinei (PL) fez uma indicação à Secretaria de Fazenda para reduzir temporariamente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nesses casos de necessidade do pecuarista.
“Pedimos esse desconto no ICMS para os pecuaristas, que precisam mandar o gado que vai para abate em outros estados. O fechamento de frigoríficos causou um grande prejuízo aos pecuaristas, que tanto contribuem para a economia de Mato Grosso”, afirmou Claudinei.
Para o pecuarista, deixar de abater o gado pronto não é opção, porque há gastos de alimentação para o animal e em alguns casos, o produtor precisa da terra para a agricultura.
Claudinei, que tem uma atuação forte no Sul e Sudeste do estado e ouviu a demanda de pecuaristas da região, pediu uma reunião com o secretário de fazenda Fábio Pimenta, que também contou com representantes da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 24 de agosto, e em breve os pecuaristas devem ter boas notícias.