Juary dando entrevista a Noel Paulino, no antigo Luthero Lopes
Juary dando entrevista a Noel Paulino, no antigo Luthero Lopes
História

Antes de entrar na política, Juary fez história no União

O ex-vereador Juary Miranda de Moraes, que faleceu no final da manhã deste sábado (2), vítima da Covid-19, não era conhecido na cidade de Rondonópolis, por sua atuação como político.

Juary ficou conhecido também como atleta profissional de futebol e foi um dos primeiros ídolos do União Esporte Clube, atuando ao lado de feras da época como Ruíter Jorge de Carvalho, Mário Sérgio Soares, Maurinho, Pindu, Dideus, dentre outros.

Ele foi descoberto para o futebol por Genésio do Carmo, que na época treinava o União. O então técnico do União, viu Juary em campo, em uma partida do Santos do Luizão, time amador da cidade e acabou levando o então garoto para as fileiras do União.

uary era um garoto humilde que trabalhava como engraxate e carregador de malas na antiga estação rodoviária.

No Colorado, no dia 25 de junho de 1980, há mais de 40 anos, Juary teve o seu maior momento de Glória. Ele foi o grande destaque do empate do União em 2 a 2, diante do Vasco da Gama, em um amistoso ocorrido no Luthero Lopes.

Vasco vinha com cartaz de grande time do futebol brasileiro com destaques como o goleiro Mazorópi, que anos depois seria campeão do Mundo pelo Grêmio, Orlando Lelé, zagueiro com passagens pela seleção brasileira, Dudu, que antes fez sucesso na Academia do Palmeiras e Roberto Dinamite, que estava no auge da carreira, e havia disputado dois anos antes a Copa de 78 na Argentina e havia voltado naquele ano de uma temporada no Barcelona da Espanha.

Além do lateral Marco Antônio, que defendeu a seleção brasileira na Copa de 70.

Juary que havia entrado no segundo tempo fez o gol de empate do União ao acertar um chute cruzado , sem defesa para o goleirão Mazaroppi.

Depois, ele entrou abandonou os campos e começou a fazer um grande trabalho social na cidade, virou vereador em 92, foi reeleito em 96, foi candidato ainda a deputado estadual e a vice-prefeito e retornou ao parlamento em 2016.

Nas eleições do ano passado, terminou como primeiro suplente do SD. No entanto, havia a expectativa que assumisse o cargo, em razão da possibilidade da nomeação de Adilson do Naboreiro, para a secretaria de Agricultura.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT