Thiago Silva destaca a atuação na valorização dos professores de Mato Grosso
Com a experiência vivenciada como estudante de rede pública estadual a professor de sala de aula, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem como um dos propósitos à frente da Assembleia Legislativa, promover ações em prol de melhorias na educação em benefício dos alunos e professores no âmbito de Mato Grosso. Atualmente, ele é vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.
“Eu tive a minha formação escolar toda na rede pública de ensino. Como aluno, me deparei com problemas na estrutura da escola e, até mesmo, com algumas dificuldades enfrentadas pelos professores. Agora, como representante da sociedade, busco sanar os problemas existentes para proporcionar uma melhor qualidade de ensino para a comunidade escolar. Um dos meus objetivos é tornar Mato Grosso referência em educação no país”, comentou o parlamentar.
Em seu mandato, Thiago Silva viabilizou a reforma, ampliação e construção de diversas escolas estaduais, como, também, proporcionou a climatização nas unidades escolares com a destinação de recursos para a aquisição de aparelhos de ar condicionado.
Pandemia
A pandemia da Covid-19 interferiu na educação, onde o ensino se tornou remoto entre educadores e alunos. O parlamentar solicitou ao governo estadual, por meio da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc), a compra de notebooks e pacote de Internet para contribuir com os trabalhos à distância de mais de 15 mil professores da rede estadual de ensino.
Além disso, o deputado cobrou da gestão estadual agilidade na imunização dos profissionais da educação com a vacina contra o novo coronavírus para garantir o retorno das aulas presenciais. “Nos últimos dois anos, com a pandemia, tivemos os contratempos na área da educação. Tivemos que inovar e buscar soluções para que os alunos não fossem afetados no processo de aprendizado e os professores dessem continuidade no exercício da profissão”, explica.
Atuação
Thiago Silva defende a ampliação de cursos e qualificação para os professores, em que uma das iniciativas que ele teve foi a retomada do programa PróFuncionário com o foco na valorização profissional. “Lutei junto com outras autoridades políticas por este programa que estava suspenso desde 2017. O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou mais de dois mil cursos técnicos aos servidores da educação de Mato Grosso e garantimos esse direito que está previsto para fevereiro de 2023”, posicionou o deputado.
O parlamentar sempre esteve ao lado do funcionalismo público, sendo que uma das pautas que ele votou contrário foi referente à taxação de 14% da alíquota dos aposentados e pensionistas com a Previdência. Também, mantém a busca de soluções quanto aos pagamentos em atrasos da Revisão Geral Anual (RGA) junto ao governo do Estado.
Em reconhecimento a categoria, em sua gestão parlamentar, ele concedeu honrarias para milhares de professores pelos serviços prestados para a sociedade de Mato Grosso.
Você pode compartilhar esta noticia!