O presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança, participou na manhã deste domingo (28) de uma reunião junto ao prefeito José Carlos do Pátio, do vice-prefeito Aylon Arruda, vereadores Roni Magnani, Marildes Ferreira e Reginaldo Santos, além de membros do Comitê de Gestão de Crises. Entidade membro do Conselho Consultivo, a CDL de Rondonópolis segue atuando junto ao Poder Executivo, no auxílio à tomada de decisões ante à pandemia da Covid-19.
Antes da reunião junto o prefeito, Sperança e demais participantes acompanharam uma videoconferência com prefeitos de outros oito municípios do Estado. Juntos, os gestores municipais buscaram consenso em relação à adoção de novas medidas restritivas em conformidade com o mais recente Decreto Estadual.
“Neste momento, é unânime o pensamento dos gestores participantes contrário ao lockdown. O pedido é por medidas regionalizadas, transparência e correção nos índices de risco divulgados pelo Estado e aceleração na busca por vacinas junto ao Governo Federal”, disse o presidente da CDL ainda durante o primeiro encontro deste domingo.
Em seguida, a convite do prefeito de Rondonópolis, entidades e Poderes deram sequência aos diálogos. Em seu momento de fala, o presidente da CDL de Rondonópolis sugeriu ao prefeito somar forças com os demais gestores da região Sudeste, municípios menores cujos pacientes de Covid tem sido encaminhados para o Polo Regional (este município). Outro pedido foi pela criação de auxílios e incentivos, como isenção ou prorrogação de tributos, aos profissionais de um dos setores mais afetados pela pandemia e, consequentemente, pelo novo Decreto Estadual: o setor de bares, restaurantes, lanchonetes e demais atividades noturnas.
. “Para nós, este foi um domingo de avanços. Seguimos em frente na construção destas pontes, destes caminhos em paralelo, que nos levarão ao objetivo comum: enfrentar com responsabilidade, estratégia e eficiência este momento tão delicado pelo qual estamos passando”, disse Sperança.
Após a reunião, o presidente resumiu: “Estamos na luta, mais uma vez, contra todo e qualquer abuso por parte dos Poderes, bem como contra qualquer espécie de culpabilização sobre os ombros de quem gera emprego e renda. Neste sentido, hoje, agradeço, em nome da CDL, ao prefeito deste município, pelo seu ato de gestor, abrindo o leque do debate, propondo soluções em conjunto. Nosso anseio sempre foi sermos ouvidos, como entidade representativa e, principalmente, cidadã. Hoje, mais uma vez, isso aconteceu”.