NR 31.12
As atividades agrícolas são classificadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre as três mais complexas no quesito segurança e, dentre elas, as operações mecanizadas são as que oferecem maior risco para o trabalhador. Mas existem legislação e práticas que aumentam a segurança, ajudando a prevenir acidentes com máquinas e implementos. Conhecimentos ensinados em um curso gratuito “Segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas – NR 31.12” promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis. A capacitação acontece entre 13 e 15 de outubro, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.
As matrículas para o curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR.31.12 estão abertas. O curso é livre e para se inscrever só é preciso ter mais de 18 anos de idade. O conteúdo segue as determinações da legislação sobre o tema segurança e saúde no trabalho rural, a Norma Regulamentadora 31 (NR-31-12). Seu item 12 trata especificamente sobre o uso correto de máquinas e implementos agrícolas.
Facilitando a aprendizagem, o programa está dividido em: Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho e noções de legislação de trânsito. Identificação das fontes geradoras de riscos à integridade física e à saúde do trabalhador. Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes nas máquinas e implementos. Medidas de controle dos riscos: equipamentos de proteção coletiva e individual. Operação da máquina e dos implementos com segurança. Inspeção, regulagem e manutenção com segurança, sinalização de segurança, procedimentos em situação de emergência, noções sobre prestação de primeiros socorros, simbologia universal de segurança em máquinas e implementos, ordem ou permissão de trabalho e procedimentos para o trabalho seguro, princípios de segurança na utilização da máquina, funcionamento das proteções das máquinas.
Em 24 horas-aula, o participante vai conhecer em detalhes as instruções da NR-31 e as maneiras corretas de operação e manutenção das máquinas agrícolas. Outras informações pelo telefone (66) 3423-2990.