Em publicação feita nesta semana nas redes sociais, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira , rebateu críticas sobre o futuro da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER) e esclareceu a posição da gestão municipal diante da atual crise enfrentada pela empresa pública.
“Eu não estou querendo fechar a CODER. A CODER já foi fechada! Fechada pelas más práticas”, afirmou o prefeito.
Segundo Cláudio, a companhia chegou a um ponto crítico em razão de gestões passadas, que teriam adotado condutas administrativas irresponsáveis. Ele destacou que a situação atual é resultado de dívidas acumuladas e má gestão.
“A CODER está quebrada. As contas da CODER foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, não por mim. Da CODER só sobraram dívidas milionárias — mais de R$ 200 milhões — que agora a sociedade terá que pagar,” declarou.
Por fim, o prefeito pontuou que sua gestão não está promovendo o encerramento da empresa, mas sim enfrentando um problema herdado:
“Estamos resolvendo um problema que gente irresponsável criou.”
A fala ocorre em meio a manifestações de servidores e mobilizações na Câmara Municipal, que discute o futuro da CODER e os direitos dos trabalhadores vinculados à companhia.