O União Brasil, partido comandado em Mato Grosso pelo governador Mauro Mendes, deve ficar neutro nas eleições municipais de Rondonópolis. A orientação do próprio governador pela neutralidade não agradou a empresária Marchiane Fritzen (UB), que foi desautorizada a anunciar apoio do partido ao pré-candidato a prefeito pelo MDB, deputado estadual Thiago Silva.
No encontro realizado por Thiago Silva no último dia 6 em Rondonópolis, Marchiane fez um discurso reforçando seu apoio a pré-candidato emedebista. No entanto, evitou afirmar que o União Brasil estará no palanque de Thiago nas eleições deste ano.
Em recente entrevista, Mauro Mendes disse que vai torcer para que a população rondonopolitana faça uma boa escolha nas eleições de outubro, mas que deve se manter neutro uma vez que os dois principais pré-candidatos Thiago e o deputado estadual Cláudio Ferreira (Paisagista) são filados a partidos de sua base aliada e que apoiaram a sua reeleição em 2022.
“Vou torcer para que a cidade de Rondonópolis saiba escolher um bom prefeito (…) Não voto na cidade de Rondonópolis e não quero dar palpite, por enquanto. Torço para que a população faça uma análise criteriosa. Pois, quando se tem um gestor sério a população ganha com isso, a vida das pessoas melhora”, frisou o governador.
Para quem não se recorda, o PSB de Paulo José também apoiou à reeleição de Mauro Mendes. Por isso, que o governador quer se manter afastado da acirrada disputa em Rondonópolis. Além de não comprometer a governabilidade de seu governo, Mauro está de olho em 2026 quando pretende ser candidato ao Senado Federal com apoio do PL, MDB, PSB e Republicanos.
A posição de neutralidade do União Brasil enterra de vez com qualquer possibilidade de Marchiane ser candidata a vice na chapa encabeça por Silva.