Em alusão ao Maio Furta-Cor, a cidade de Rondonópolis recebe importantes ações por meio da campanha “Onda Furta-Cor” com foco na saúde mental materna que serão aplicadas durante todo o mês. As integrantes que fazem parte da organização, estiveram reunidas com o deputado estadual Thiago Silva (MDB), nesta segunda-feira (6), para fazer o convite e apresentar a programação e reconheceram o importante trabalho realizado pelo parlamentar em prol de pessoas com transtornos mentais e na proteção da mulher.
“Esse é um tema que eu deparei desde criança, onde minha mãe enfrentou algumas dificuldades na saúde após a gestação. No meu mandato parlamentar, propusemos ações, projetos e garantimos leis no campo da saúde mental para levar a informação e o acesso à prevenção e ao tratamento de pessoas que necessitam de assistência, como, também, aos seus familiares. Essa iniciativa destas profissionais da Onda Furta-Cor é muito importante, pois Rondonópolis carece de políticas públicas mais fortes e eficazes neste setor, sendo que é preciso mais investimentos e ações para fortalecer esse propósito”, explica.
Essa campanha já ocorre em outros países e em alguns Estados do país, comenta a psicóloga Camila Branco, que frisa que acontecerá pela primeira vez, em Rondonópolis, sendo sem fins lucrativos, democrática e apartidária com a finalidade de sensibilizar a população. “Somos todas mulheres e mães envolvidas neste projeto, algumas psicólogas e todas voltadas com esse tema da saúde mental materna. Essa iniciativa é importante, pois tem crianças que não tem uma base, quando a mãe está adoecida, com depressão ou ansiedade. É necessário ter um olhar para quem cuida dos filhos e temos esse olhar de prevenção e especial de quem cuida”, diz.
Ela pontuou que gostaria que, as ações da campanha “Onda Furta-Cor”, perdurassem por mais tempo e não fiquem estacionadas somente no mês de maio. Diante desta fala, o parlamentar colocou-se à disposição para somar com a proposta a nível estadual, em que debateram sobre os mecanismos para garantir investimentos e propostas para formar políticas públicas eficientes e concretas.
Atualmente, Thiago Silva integra a Câmara Setorial Temática (CST) de Saúde Mental na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ele já garantiu importantes leis e projetos referente a saúde mental e ao período gestacional da mulher. Também, contribuiu com mais de R$ 3,5 milhões para o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso de Rondonópolis, por meio de emenda indicada na Lei do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef), e, em 2024, vai destinar R$ 1 milhão para contribuir com a saúde mental do Estado.
Mais informações sobre a programação da campanha “Onda Furta-Cor”, que iniciou dia 04 e estenderá até o dia 29 de maio, em Rondonópolis, acesse: