Profissional da psicologia ressalta a importância do Janeiro Branco

Os últimos números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que quase 1 bilhão de pessoas em todo o planeta vivem com transtornos mentais. Vale ressaltar, que esses números são de 2019, antes, por exemplo, da pandemia.


E de acordo com a própria OMS, a depressão e o transtorno de ansiedade cresceram pelo menos 25% no primeiro ano da pandemia, ainda no ano de 2020. Para reforçar as ações em torno da saúde mental, o mês de janeiro é uma das referências e, por isso, é tratado como Janeiro Branco.


O psicólogo do sistema Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa, destaca a importância do mês para o entendimento do problema. Ele cita que muitos fatores influenciam na saúde mental das pessoas e pondera que cada ser humano pode e deve reagir de uma forma. 


“A saúde mental é trabalhada com cada pessoa de uma maneira diferenciada, pois cada problema também interfere no subjetivo. O que pode ser difícil para mim, pode não ser difícil para você e o que pode ser complicado para uma pessoa pode não ser para outra”, destacou o profissional.


Costa lembra que é preciso se preparar no começo do ano para as atribulações que virão pela frente. “As dificuldades e entraves da vida são subjetivos e cabe a cada saber como ressignificar isso. Por isso é importante falar logo agora de saúde mental para que possamos lidar com as atribulações ao decorrer do ano”, encerrou.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT