Duas escolas públicas de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá) estão com aulas presenciais suspensas, após um surto de número de casos de covid-19. Ao menos 22 casos, entre alunos, professores e servidores foram registrados na Escola Municipal Ricardo Franco e Escola Estadual Verena Leite de Brito.
Ao menos 14 casos foram confirmados na Ricardo Franco, enquanto a Verena Leite de Brito registrou 8 infecções.
De acordo com um funcionário da Escola Estadual Verena Leite de Brito as confirmações dos casos ocorreram na última semana. Imediatamente as aulas foram transferidas para o regime online.
A orientação é para que as atividades escolares permaneçam online, já que muitos estão fazendo teste agora e aguardam a manifestação dos sintomas da covid-19. Caso a testagem em massa demonstre poucos infectados, a previsão é que o retorno presencial das atividades escolares seja na próxima segunda-feira (6).
Conforme a apresidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, no município, professora Ana Cristina Freires, era esperado o aumento do contágio, pois os protocolos necessários são inviáveis de serem seguidos, com salas lotadas, sem distanciamento, salas fechadas, com os estudantes convivendo quatro horas nessas condições.
“Na rede estadual o governo suspendeu o álcool e na sala de aula não se consegue controlar os estudantes com uso de máscaras, o contágio era previsto. Não descartamos a questão de festa, das aglomerações que foram realizadas, mas na escola a proximidade é inevitável”, conclui.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que até o fechamento desta matéria, não se pronunciou.