Deputado denuncia ‘perda’ de 70 mil doses de Coronavac; Estado aponta erro de registro de municípios

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) denunciou em suas redes sociais, na última semana, o ‘desaparecimento’ de 70 mil doses de Coronavac, vacina do Butantã contra a Covid-19 (novo coronavírus). Segundo o parlamentar, isso aconteceu enquanto 39 mil pessoas aguardavam a segunda dose desse imunizante. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no entanto, afirma que o que acontece é erro de registro de aplicação de alguns municípios.

Na última sexta-feira (18), Lúdio escreveu em suas redes: “70 mil doses de Coronavac perdidas em Mato Grosso. 39 mil pessoas com a 2ª dose da vacina atrasada. Num cenário de escassez de vacina, é inadmissível o desperdício de doses por qualquer motivo, mas principalmente por motivos evitáveis como falta de seringas adequadas”.

Segundo o parlamentar, estes dados foram obtidos em uma análise sobre a aplicação da Coronavac em Mato Grosso. Lúdio ainda disse que iria cobrar explicações do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e das secretarias municipais.

A SES-MT, por sua vez, negou qualquer perda. Por meio de nota, esclareceu: “A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que não ocorre o desaparecimento de doses de vacina da CoronaVac em Mato Grosso. O órgão estadual identificou que alguns municípios não estão registrando no sistema do Ministério da Saúde as doses aplicadas, situação que causa divergência entre os dados. Diante disso, a pasta está realizando um levantamento detalhado dos imunizantes recebidos, distribuídos e aplicados no Estado”.

Na última sexta-feira (18),  Mato Grosso recebeu as doses de Coronavac que estavam faltando para completar a imunização de alguns mato-grossenses. Cuiabá anunciou que iniciará a aplicação das cerca de 3,5 mil doses na segunda-feira (22). Já Rondonópolis (219km) publicou uma programação de terça-feira (23) a sábado (27).





Você pode compartilhar esta noticia!