A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) comemorou ontem (8) 45 anos de atividades em Rondonópolis. A empresa de economia mista foi criada em 8 de julho de 1977, pelo então prefeito Walter de Souza Ulysseia, que sentiu naquele momento a necessidade de uma empresa com o perfil da Coder para atender as demandas de investimentos.
A empresa começou com 51% das ações do município com 49% dos demais sócios.
A Coder, no entanto, nesta trajetória passou por bons e maus momentos e chegou inclusive ser ameaçada de fechar as portas.
Neste período, a empresa de economia mista, foi também celeiro de lideranças políticas; saíram da Coder nomes como Fulô, Batista, Milton Mutum, dentre outros. O próprio prefeito Zé Carlos do Pátio é cria da Coder. A empresa também teve grandes presidentes como, por exemplo, Carlos Alberto de Carvalho e Antônio Estolano.
Atualmente, a Coder é dirigida por Argemiro Ferreira e sob seu comando a empresa está passando por um momento de transformação. Uma nova sede está sendo construída, além de usinas de asfalto.
O momento financeiro, por um lado, vai bem, pois grande parte das dividas estão equacionadas e o próximo passo é transformar a Coder de empresa de economia mista para empresa municipal.