O Primeira Hora, pela primeira vez, neste ano, divulga levantamento eleitoral realizado pelo Instituto MT Dados. Os números apresentados mostram uma tendência, de momento.
Thiago Silva lidera na espontânea, onde o pesquisado fala o nome do candidato, sem indicações do pesquisador. Nesta modalidade, Thiago soma 17,3% das intenções de votos. Na segunda e terceira posição, praticamente empatados, aparecem respectivamente o ex-prefeito Adilton Sachetti com 13,6% e o deputado estadual Cláudio Ferreira, com um total de 13,5.
Na quarta posição está o ex-prefeito Percival Muniz com 6,4%, o diretor do Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear), Paulo José Corrêa, que é o candidato do prefeito Zé Carlos do Pátio aparece na pesquisa com 3,1%;
O empresário Luiz Homem de Carvalho, o Luizão, que foi candidato nas eleições de 2020, e ficou na segunda posição, aparece nesta pesquisa com 2,8%. O vice-prefeito Aylon Arruda tem 2,3% das intenções de votos e o empresário Carlos Augustin , Teti aparece com 0.3%.
Ainda há outros nomes citados que somados chega a 2,2%.
O total de indecisos é de 38,6%.
A mesma pesquisa, mas na modalidade estimulada, quando o pesquisador diz o nome dos candidatos, é apresentada em dois cenários. No primeiro, Thiago
Silva lidera com 23.7% das intenções de votos, seguido de Adilton Sachetti com 19,5%, Cláudio Ferreira 17,1 e Percival Muniz com 9.9%.
Luizão tem 4,6; Paulo José 3,6 e Aylon Arruda 2,8. Teti tem 0,6%, brancos e nulos com 4,6 e 13,7% não souberam responder.
No outro cenário; Thiago fica com 28,2; Adilton 23,7; Cláudio com 20,3% e Paulo José com 5,5%. Nulos e Brancos somam 6,0% e 23,3 não souberam ou não responderam.
A pesquisa MT Dados ouviu 780 pessoas entre os dias 11 e 15 de outubro, a margem de erro é de três pontos para cima ou para baixo e o índice de confiança é de 95%.
As entrevistas todas foram feitas de forma pessoal. E os pesquisadores utilizaram tablets com gps para melhor apuração dos dados.
O Primeira Hora ainda vai divulgar as avaliações do governador Mauro Mendes, do prefeito Zé do Pátio e do presidente Lula e ainda a capacidade de transferência de votos na cidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.