A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Corrida Segura, com foco no combate a crimes de roubo e latrocínio praticados contra motoristas de aplicativos em Cuiabá.
Ao todo, foram cumpridas 13 ordens judiciais: seis mandados de busca e apreensão, um de prisão temporária e seis quebras de sigilo telefônico. As medidas foram expedidas pela Justiça com base em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA).
Segundo a polícia, uma associação criminosa foi identificada como responsável por ao menos três crimes contra motoristas: um latrocínio ocorrido em março, além de uma tentativa de latrocínio e um roubo de veículo com restrição de liberdade, ambos registrados em maio deste ano.
As diligências envolveram 24 policiais civis, divididos em seis equipes e seis viaturas. Celulares foram apreendidos e devem ajudar a confirmar a participação de todos os envolvidos, além de mapear a rede de receptadores.
De acordo com o delegado Ricardo Franco, responsável pela operação, dois suspeitos já haviam sido presos em março. “Agora cumprimos mais uma prisão temporária e realizamos buscas que devem encerrar a apuração de todos os participantes”, explicou.
A operação integra o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, e busca reforçar a segurança da categoria de motoristas de aplicativo, alvo recorrente da criminalidade.