A mulher de um alvo da Operação Turfe, deflagrada pela Polícia Federal, nesta terça-feira (15), contra o tráfico de drogas, foi presa em flagrante em Rondonópolis (MT), por posse ilegal de armas de fogo. São cumpridos mandados em Mato Grosso e outros quatro estados. Ela disse à polícia que o marido dela está viajando.
Ele é procurado pela polícia. Na casa deles, a PF apreendeu uma pistola, um revólver e um veículo modelo SUV.
Três mandados são cumpridos em Mato Grosso, sendo um de prisão e dois de busca e apreensão. Todos em Rondonópolis.
Os mandados foram cumpridos na casa e nas empresas desse alvo. As empresas seriam usadas por ele para a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico, segundo a PF.
A mulher foi liberada após pagar fiança.
Dinheiro apreendido durante operação em Campinas, onde também são cumpridos mandados — Foto: Reprodução/PF
Dinheiro apreendido durante operação em Campinas, onde também são cumpridos mandados — Foto: Reprodução/PF
Em todo o país, a Operação Turfe busca cumprir 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela Justiça do Rio de Janeiro.
Além de Mato Grosso, são cumpridas ordens de prisão e de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, bem como medidas de cooperação policial no Paraguai, Espanha e Emirados Árabes (Dubai).
Em um ano e meio de investigações, a força-tarefa identificou uma quadrilha que trazia drogas da Bolívia e da Colômbia para o Rio, de onde enviava para a Europa.
Segundo a Receita Federal, a droga era inserida em contêineres a serem exportados, utilizando-se da prática conhecida como rip-on rip-off, que consiste em utilizar uma exportação legítima para enviar a droga ao exterior.
Foram apreendidas, ao longo da investigação, mais de oito toneladas de cocaína, tanto no Brasil, quanto na Europa. Além disso, mais de R$ 11 milhões foram arrecadados dos criminosos.