O vereador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Danilo Francisco da Silva, conhecido como Danilo do Mercado, e o filho dele, identificado como Gabriel Francisco Gomes da Silva, de 25 anos, foram mortos a tiros na tarde de quarta-feira (10) no Rio de Janeiro.
Segundo informações iniciais, Danilo e Gabriel saiam de um restaurante quando foram rendidos por ocupantes de um carro. Os dois morreram no local.
A motivação do crime ainda é desconhecida. De acordo com a Polícia Civil, Danilo do Mercado era “investigado em inquéritos policiais que apuram homicídios, constituição de milícia e grupo de extermínio, grilagem de terras, extorsão e ameaça”.
A Polícia Civil informou que a ocorrência está a cargo da DHBF (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense).
Apesar das características de crime execução, a polícia ainda não descarta nenhuma possibilidade, embora não haja sinais de latrocínio, uma vez que nada foi levado das vítimas.
Moradores que presenciaram o crime disseram que havia uma bolsa cheia de dinheiro dentro do carro do vereador.
Em agosto do ano passado, Danilo foi alvo de uma operação da Polícia Civil. O político era apontado como chefe de um grupo de extermínio e, segundo as investigações, ordenou a morte de dois homens dois meses antes da ação, em junho.
Ainda de acordo com a polícia, Danilo era suspeito pelos homicídios de Isaaque Almeida de Lima e Alex Silva de Bem, e pela tentativa de assassinato de Fernando Leandro da Silva. Os crimes aconteceram na Rua João Pinheiro, no bairro Parque Santa Lúcia.
O MDB, partido tanto de Washington Reis quanto de Danilo do Mercado, divulgou uma nota lamentando as mortes: "É com grande tristeza que o MDB/Duque de Caxias recebeu, nesta quarta-feira (10/03), a notícia do falecimento do vereador Danilo Francisco da Silva, conhecido como Danilo do Mercado, e do seu filho, Gabriel Francisco Gomes da Silva. À família enlutada as nossas sinceras condolências e que Deus, em sua bondade infinita, traga o conforto necessário neste momento difícil".