Polícia Civil cumpre 8 mandados de busca e 3 de prisão; grupo usava conhecimento técnico e insider para fraudar medidores em agroindústrias. Prejuízo é estimado em milhões de reais.
LUCAS DO RIO VERDE-MT – A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (26.11) a Operação Ignis Justiça, que desmantelou uma organização criminosa especializada em furto de energia elétrica em larga escala. O esquema, que envolvia engenheiros, ex-funcionários de concessionária e empresários do agronegócio, atuava por meio de adulteração de medidores e fraudes processuais, causando prejuízos milionários.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em endereços localizados no setor industrial de Lucas do Rio Verde, na zona rural (sentido Sorriso) e no município de Sorriso. As ações são coordenadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e contam com apoio da Politec e da Energisa.
De acordo com as investigações, o grupo contava com um engenheiro eletricista responsável pelas alterações técnicas ilegais, um ex-funcionário terceirizado da concessionária – que utilizava acesso privilegiado para facilitar as fraudes – e um empresário do agronegócio que abrigava o esquema em suas unidades. Juntos, eles estruturaram um método elaborado para burlar o sistema de medição de empresas de grande porte.
Segundo a delegada Paula Moreira Barbosa, responsável pela operação, o crime foi praticado de forma continuada, ao longo de meses, desviando recursos que deveriam retornar para a concessionária e, consequentemente, para a população.
“Não é um furto simples. Estamos diante de um crime altamente profissionalizado, que gera impacto econômico milionário”, afirmou a delegada. “A diferença neste caso é a sofisticação e o nível técnico da operação criminosa, que utilizava profissionais qualificados e conhecimento interno.”
A operação segue em andamento, e a Polícia Civil investiga possíveis ramificações do esquema. O caso será encaminhado à Justiça com todas as provas técnicas coletadas.