Delegado dá voz de prisão a médico após flagrá-lo se passando por anestesista em Cuiabá

Residente atuava de forma irregular durante consulta; caso ocorreu no Hospital HBento nesta quarta-feira (19)

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionatos de Cuiabá, deu voz de prisão ao médico residente Gilmar Silvestre de Lima, na tarde desta quarta-feira (19), após flagrá-lo se passando por anestesista durante uma consulta no Hospital HBento, na Capital.

O delegado havia ido ao local para uma consulta médica particular e desconfiou da situação ao perceber que o profissional que o atendeu não correspondia ao nome informado no agendamento, que seria de uma médica.

Durante o atendimento, Gilmar realizou toda a anamnese, fez exames e assinou documentos como anestesista, embora não possuísse a especialização. “Ele preenchia os formulários no campo do anestesista, mas não carimbava”, relatou o delegado.

Ao verificar o registro do profissional no site do Conselho Regional de Medicina, o delegado constatou que Gilmar era apenas médico residente, sem título ou registro de especialista em anestesiologia.

“Ele não poderia se apresentar, em nenhum momento, como anestesista de fato”, afirmou o delegado Pablo Carneiro.

Irregularidade

A prática é considerada irregular. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), um médico só pode se apresentar como especialista após concluir a residência médica ou ser aprovado em prova de título, conforme estabelece o Decreto Regulamentar nº 8.516/2016.

Formado em Medicina pela Universidad de Aquino, na Bolívia, Gilmar teve o diploma revalidado no Brasil pela Universidade de Brasília (UnB). Mesmo assim, ainda não possui habilitação para atuar como anestesista.

Prisão e investigação

Após confirmar a irregularidade, o delegado deu voz de prisão ao residente. A médica que deveria conduzir a consulta não estava presente no momento da abordagem.

O caso segue em apuração e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão do procedimento policial.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT