Os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Tereza Cristina (PP-MS) visitaram nesta quarta-feira (18), o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal e consideraram fundamental para o futuro do bioma a sua implantação e efetivação de programas que tenham como foco a utilização sustentável dos recursos naturais.
A visita foi organizada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que tem atuado na implantação do INPP, concretizada durante a visita do então ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, e do ex-ministro Marcos Pontes, em dezembro do ano passado.
Com quadro e orçamento próprios, o INPP agora passa a trabalhar na elaboração de projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento social no bioma.
Tereza Cristina lembrou que o pantanal também está presente em Mato Grosso do Sul, estado que a elegeu senadora em outubro passado e, segundo ela, o INPP será um centro de excelência de pesquisa para ajudar na conservação do bioma mediante a adoção de projetos sustentáveis, além da valorização das populações que vivem no pantanal há séculos.
Candidato a presidente do Senado Federal, Rogério Marinho disse que a iniciativa do senador Wellington em trabalhar pela implantação do INPP deve ser valorizada já que o bioma é único no mundo e apontou a necessidade de conviver com a biodiversidade de forma racional, preservando para as futuras gerações e produzindo pesquisa para a coabitação saudável entre o homem e a natureza.
Wellington Fagundes explicou que a visita teve a intenção de mostrar aos outros dois senadores a importância de articulação de todos os parlamentares na viabilização de recursos para incremento da ciência e produção de tecnologias nesse bioma brasileiro.