Os moradores solicitaram apoio aos parlamentares para verificarem a situação das propriedades na gleba São João nas APPs
O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) e os vereadores Marisvaldo Gonçalves (PSL), Paulo Schulz (DC) e Oseias Reis (PP) reuniram-se com os moradores da gleba São João que fica localizada na MT-471, conhecida por Rodovia do Peixe, em Rondonópolis. Na oportunidade, os parlamentares receberam demandas relacionadas a regularização fundiária e ambiental.
A principal reivindicação da comunidade foi compreender a situação das propriedades da gleba e se, realmente, estão respeitando a Área de Preservação Permanente (APP) que é protegida pelo Código Florestal Brasileiro por meio da Lei de n.° 12.651/2012 que estabelece normas para proteção da vegetação nativa.
Moradores da gleba São João apresentam demandas aos parlamentares
“Me comprometi a verificar uma agenda junto à Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) para discutir sobre a situação dos imóveis da gleba São João e se seguem as instruções estabelecidas pela legislação vigente. Assim, os moradores vão sanar as suas dúvidas sobre a condição dos imóveis próximos à APP”, posiciona Claudinei.
No final da reunião, o deputado salientou que com a pandemia da Covid-19, vai ver se a reunião poderá ocorrer por videoconferência junto à Sema com os representantes da gleba São João, secretário municipal de Meio Ambiente e vereadores de Rondonópolis.
APP – Nesta área é proibida qualquer tipo de ocupação que ocasione a degradação ambiental ao longo das margens de um determinado rio. Com isso, não é permitido construções que interfiram principalmente nas condições do solo e água. Assim, deverá constar apenas vegetação nativa da região.