A Comissão Especial de Inquérito (CEI), que foi instalada na Câmara Municipal para apurar supostas práticas de propina na gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio, do PSB, deve apresentar, na sessão de hoje, para ser votado, um pedido de afastamento preventivo do secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Dhyogo Parreira Gonçalves.
Aprovada a sua abertura no início deste mês na Câmara Municipal, a CEI tem o propósito de apurar denúncias de suposto recebimento de propina por parte do secretário de Zé do Pátio, para aditivar contratos com empreiteiras que executam obras no atual governo municipal.
De acordo com o relator da CEI, vereador Subtenente Guinancio (PSDB), o pedido de afastamento preventivo, que foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da comissão, faz-se necessário em função da gravidade das acusações contra o gestor da Sinfra, bem como pela informação que chegou até os vereadores de que estaria ocorrendo perseguições a servidores que apontam “falhas ou ilegalidades” nas obras executadas pela pasta.
“Considerando que o secretário acusado tem em seu poder o domínio de boa parte dos documentos a serem verificados, bem como o fato de que muitas das testemunhas a serem inquiridas, que estão sob a sua subordinação, a comissão, por unanimidade dos seus membros titulares, decidiu propor o afastamento preventivo do secretário até o fim das investigações”, explicou Guinancio.
Para a aprovação, no plenário da Câmara Municipal, do afastamento preventivo do gestor, segundo Guinancio, são necessários 11 votos favoráveis. “O requerimento será apresentado e votado na sessão de amanhã (hoje)”, reiterou o vereador tucano.