A movimentação política, nos últimos dias, está sendo intensa em Rondonópolis e a fervura do caldo deve aumentar hoje (5), último dia da janela para troca de partidos dos vereadores que vão disputar a reeleição em 6 de outubro deste ano.
As novas filiações estão permitidas até as 23h59 desta sexta-feira e, até lá, alguns indefinidos ainda devem mudar de partido. Segundo um vereador confidenciou à reportagem, “é gente mudando de partido e de grupo a todo instante. Por isso, devemos ter muitas novidades e surpresas nesta sexta-feira (último dia da janela)”.
A janela partidária é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a parlamentares em fim de mandato para que troquem de partido, se assim o desejarem, sem o risco de perder o mandato. Este ano, a janela foi aberta no dia 7 de março.
Diante do fechamento da janela e do prazo para filiações, o que se viu nos bastidores da política rondonopolitana foram muitas negociações de filiações partidárias, idas e vindas das trocas de legendas e às costuras políticas para a eleição.
Isto porque, além do período da janela partidária, também termina o prazo nesta sexta-feira para as filiações de quem quer concorrer no dia 6 de outubro.
ATO CANCELADO
Por isso, o cenário de incertezas e intensas negociações fez o PSB, segundo apurou o A TRIBUNA, cancelar um ato de filiação de novos vereadores e de pré-candidatos que estava marcado para noite de ontem (4), no Clube dos Bancários.
Além de receber novos filiados, o ato também tinha como objetivo fortalecer a pré-candidatura da sigla, do diretor-geral do Sanear, Paulo José, que é o nome defendido pelo prefeito Zé Carlos do Pátio para a sua sucessão no comando do Palácio da Cidadania.
Ontem, o partido recebeu a confirmação da filiação do vereador Batista da Coder, que deixou o SD. Além disso, teve o ingresso bastante comemorado do vereador Cláudio da Farmácia, que se desfiliou do MDB. (Veja notícia na página 4 desta edição)
Por outro lado, o partido de Pátio ainda espera a chegada de outro emedebista, o investigador Gerson, que disse ao A TRIBUNA ontem que vai bater o martelo na manhã de hoje sobre o partido pelo qual pretende buscar o segundo mandato na Câmara Municipal.
Por outro lado, o PSB, que ainda espera a filiação do vereador Reginaldo e Dico Sodré, oriundos do SD, pode perder, segundo rumores de bastidores, a vereadora Marildes Ferreira, que recebeu convite do MDB do deputado Thiago Silva.
O PP que recebeu ontem, conforme noticiou o A TRIBUNA, a filiação de dois vereadores, Beto do Amendoim e Kaza Grande, poderá contar com mais um parlamentar. Roni Cardoso, que era para presidir o PSD, mas encontrou resistência para fazer parte da chapa da sigla, pode desembarcar no PP. Porém, ele também conversa com o União Brasil e Republicanos.
Além dos parlamentares, o PP também teria recebido ontem, segundo fontes, a confirmação de reforço dos ex-vereadores Dr. Manoel, que negociava com o Republicanos e MDB e de Elton Mazette, que era especulado no PL.
ATO HOJE
Os partidos da Federação, composta pelo PT, PV e PCdoB e que tem como pré-candidato a prefeito o empresário e assessor especial do Ministério da Agricultura, Carlos Ernesto Augustin, o Teti (PT), realizam um ato de filiação na noite de hoje, na “Casa da Resistência”, localizada na Vila Birigui.
Os partidos da federação, que dizem ter chapa formada, deve apresentar seus novos filiados. Entre eles, os ex-vereadores Juca Lemos e João Mototáxi que voltam ao PT para tentar retornar à Câmara.
Já o PV deve oficializar a filiação dos suplentes de vereador Jamal e Nenzão, ambos cogitaram ir para o Rede, que forma federação com PSol, mas acabaram aderindo, por articulação do presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça (PT), à Federação Brasil da Esperança.