O
amor está no ar, a data do Dia dos Namorados se tornou um marco para os casais
apaixonados, e dessa maneira, marca também a sua importância para o comércio,
trazendo movimentações relevantes nas vendas do período.
Apostando
nisto, o Instituto de Pesquisa da Acir realizou uma pesquisa com as empresas e
os consumidores de Rondonópolis para saber como estão as Expectativas para a
data do Dia dos Namorados comemorada no próximo sábado, 12 de junho.
Intenção de Compras
Dentre os
entrevistados, 52,20% responderam que irão presentear seus parceiros no Dia dos
Namorados. Deste percentual, 24,86% pretendem comprar produtos de vestuário,
23,38% escolherão perfumes, 18,83% lembrancinhas, 10,39% chocolates, 7,79%
flores e 5,19% pretendem comprar jóias e acessórios.
O centro é
o local onde a maioria dos entrevistados (67,53%), pretendem realizar suas
compras. As promoções, o bom atendimento e a divulgação em redes sociais foram
citadas como as principais formas de atrair os clientes, tendo a internet como
o meio de comunicação mais utilizado (85,76%).
O WhatsApp
(53,56%), Facebook (29,49%) e Instagram (26,78%), são as redes sociais mais
usadas pelos consumidores.
Para
29,87% dos entrevistados, o gasto em presentes será de até R$ 100,00, já 24,03%
dos consumidores pretendem desembolsar acima de R$ 200,00.
A
forma de pagamento escolhida pela maioria dos entrevistados (44,16%), será o
pagamento à vista, em dinheiro.
Expectativa de Vendas
A maior
parte das empresas entrevistadas (80,65%) disseram que o Dia dos Namorados altera as
vendas nas lojas, bem como, estão otimistas em relação à data e esperam que o
volume de vendas seja maior que no ano anterior.
Um pouco
mais da metade das empresas entrevistadas (54,45%), estão programando promoções
para o período e 56,45% das empresas estão apostando nas divulgações em redes
sociais como estratégia para atrair clientes.
Para
22,99% dos empresários, essa data trará um aumento nas vendas entre 11% e 20%
e, 18,28% acreditam que o volume das vendas aumente entre 21% a 30%.
A grande
maioria das empresas entrevistadas (78,23%) não pretendem contratar
funcionários para o período.
Para a
pesquisa de Expectativa de Vendas foram
entrevistadas empresas de diversos segmentos localizadas no centro, nos bairros
e no shopping de Rondonópolis. Já para a pesquisa de Intenção de
Compras, foram entrevistados consumidores acima de 16 anos e a
entrevista foi feita de forma aleatória.