Com o alto índice de acidentes com vítimas fatais na BR-163, o governador Mauro Mendes (UB) anunciou, no início deste mês de outubro, as obras de duplicação em trechos prioritários que estão situados em Cuiabá, Sinop e Nova Mutum. Essa notícia foi recebida de forma positiva pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB) que, também, avalia a necessidade da inclusão do viaduto no trevão de Rondonópolis e da travessia urbana de Jaciara que fazem parte da rodovia federal.
“Essa duplicação é aguardada há muito tempo pelos usuários da BR-163, principalmente de Rondonópolis e Jaciara que não foram inseridos no cronograma da gestão estadual. Precisamos também da duplicação destas vias, ainda mais que o fluxo de caminhões com cargas pesadas é bastante intenso. Essa é uma região que há uma grande circulação no transporte e escoamento da produção agrícola e, praticamente, movimenta a economia do nosso Estado”, declarou o parlamentar.
Diante deste fato, Thiago Silva informou que vai reivindicar junto ao Governo de Mato Grosso a inserção dos trechos de Rondonópolis e Jaciara no cronograma de obras, cujo acessos também enfrentam congestionamentos e acidentes frequentes. “Essas vias da BR-163 podemos considerar como prioritários também. Precisamos melhorar a logística, a trafegabilidade e garantir a integridade física dos motoristas e pedestres. É uma demanda antiga e esperada pelos moradores, usuários e esperamos ser atendidos”, posicionou.
Situação – A duplicação da BR-163, entre Cuiabá a Rondonópolis, foi concluída pelo Departamento Nacional de Trânsito (DNIT), no segundo semestre de 2021. Neste percurso, Jaciara garantiu 40 km, em 2018, e depois mais 20 km, sendo aguardada as obras no contorno do município – sem previsão de execução, sendo que estava no planejamento da autarquia, em 2020, onde melhoraria 10 km da via e o tráfego pesado de veículos no perímetro urbano. Em relação, ao viaduto do trevão de Rondonópolis também vai favorecer na condução dos veículos e evitar os congestionamentos que são constantes.
Cronograma – A gestão estadual assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no dia 4 de outubro, para obter a concessão da BR-163 por meio da MT Participações e Projetos S/A (MTPar) que providenciará o início das obras, com previsão para o primeiro semestre de 2023 e término no ano de 2025, cujo investimento é de R$ 1,2 bilhão.
A BR-163 possui uma extensão de aproximadamente 850 quilômetros, entre Itiquira à Sinop. Os trechos prioritários a serem duplicados e definidos pelo Governo de Mato Grosso foram a rodovia Imigrantes, em Cuiabá – do KM 321 e KM 353 -, entre o Posto Gil e Nova Mutum – localizado em meio ao KM 507 e KM 603 -, e a travessia urbana de Sinop que fica situado entre o KM 823 ao KM 834.