Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Thiago Silva (MDB), tem se destacado no parlamento estadual com ações efetivas, com leis e projetos que possuem o propósito de promover a inclusão social de pessoas que são consideradas invisíveis por boa parte da sociedade e pelo Poder Público.
“Quando assumimos o mandato percebemos que existia a demanda da apresentação de projetos de leis que sejam voltados para inclusão social que, muitas vezes, são marginalizadas e sofrem preconceitos por parte da sociedade. Defendo e tenho trabalhado políticas públicas para atender as pessoas e criar novas oportunidades de integração junto à sociedade”, explica o parlamentar.
Em seu mandato, Thiago levantou a bandeira da inclusão e promoveu importantes debates construtivos e democráticos para dar visibilidade para pessoas que sofrem com doenças mentais, como a esquizofrenia, com deficiência física, mulheres vítimas de violência e famílias que enfrentaram o desemprego, principalmente durante a pandemia da Covid-19.
O deputado é autor da Lei de n.° 11.689/2022 que cria Política Estadual de Educação Especial, Equitativa e Inclusiva, Lei de n.°11.377/2021 que cria a Rede Estadual de Atenção às pessoas com Esquizofrenia e a Lei de n.° 11.213/2020 que obriga o Poder Público a comprar livros para pessoas com deficiência visual para lerem em bibliotecas estaduais.
O parlamentar garantiu a aprovação em segunda votação, na Assembleia Legislativa, do projeto de Lei de n. º 1.066/2021, que institui a Política de Alfabetização Digital para Estudantes com Deficiência da rede pública em Mato Grosso.
Thiago Silva também criou junto de voluntários a Rede de Apoio às Pessoas com Esquizofrenia e demais doenças mentais de Mato Grosso (RAPE) que tem o objetivo de promover palestras, oficinas e atendimentos psicoterapêuticos para mais de 800 pessoas no Estado.
Qualificação
Outro foco do parlamentar, foi destinar recursos para oportunizar projetos de qualificação com o foco na geração de renda e na reinserção de pessoas no mercado de trabalho. Durante a pandemia da Covid-19, milhares de pessoas perderam os seus postos no mercado e o parlamentar garantiu verbas e criou projetos para promover a inclusão de pessoas em novas oportunidades de trabalho.
Com o projeto Qualifica MT, Thiago destinou mais de R$ 800 mil em emendas para o governo estadual e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que realizaram a capacitação profissional de mais de mil pessoas de vários municípios do Estado.
Entre os cursos ofertados, envolveram de Comandos Elétricos Industriais, Salgadeiro, Operador de Empilhadeira, Mecânico de Manutenção Industrial, Costureiro Industrial, Padeiro, Torneiro Mecânico, Assistente Administrativo com Informática, Eletricista Instalador Predial e Auxiliar de manutenção eletrônica.
Projetos
Junto de sua esposa Eliane Moreira, o parlamentar chegou a criar com recursos próprios, o projeto Flor do Cerrado que gerou oportunidades de capacitação e aprendizagem para mais de 600 pessoas com cursos e oficinas na área da panificação, produção de salgados, ovos de páscoa e chocolates, crochês, pedrarias, entre outros.
Para a estudante que fez o curso de crochê em chinelos, em Rondonópolis, Maria Francisca, o aprendizado com o curso proporciona o interesse da comunidade que se socializa com as informações geradas, para que depois, possam revender os chinelos bordados. “Agradeço a oportunidade de fazer o curso que irá gerar renda para minha família”, concluiu.
O deputado garante que irá continuar na promoção de ações e no trabalho como porta-voz de pessoas que precisam de mais visibilidade e atenção dos poderes públicos estadual.