UFMT e Estado fecham acordo para construir novo hospital universitário em Mato Grosso

A Universidade Federal de Mato Grosso aceitou a proposta do secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, para integralizar os recursos da parte do governo estadual para a construção do novo Hospital Universitário. O compromisso visa satisfazer uma demanda de ajuste no plano de trabalho da obra solicitada pelo Tribunal de Contas da União. A previsão é que R$ 40 milhões da parte de Mato Grosso sejam depositados na conta do convênio para a construção do hospital no primeiro trimestre de 2022 e mais R$ 45,5 milhões, aproximadamente, no primeiro trimestre de 2023. Ainda há a possibilidade de o valor ser depositado integralmente antes.


“O novo projeto do vai praticamente triplicar a capacidade de leitos, aumentar de forma significativa o atendimento, e possibilitar a atuação de mais áreas para a formação de profissionais, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável”, afirmou o reitor Evandro Soares da Silva.


“O dinheiro na conta convênio garante a continuidade de obra, pois não depende mais de novas aprovações financeiras, basta utilizar o dinheiro já separado para pagar o contrato. Isso também dá mais segurança para a empresa responsável, pois há a certeza de que, cumprindo o cronograma, ela será paga em dia”, concluiu a assessora da reitoria, Cendyi Prado.


Além da proposta, foram discutidas na reunião as obras da nova guarita da UFMT, cuja entrada deve ficar próximo da rotatória da avenida Itália, e da guarita da Fernando Correa. Ambas irão contribuir com o fluxo de carros entrando e saindo da Instituição e com a diminuição do trânsito nos arredores. A previsão é que iniciem no primeiro trimestre de 2022.


A reunião também contou com a participação do Pró-reitor de Planejamento, professor Roberto Perillo Barbosa da Silva, e da Secretária de Infraestrutura da UFMT, Helaine Bucair Couto.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT