Nota de esclarecimento Federação Matogrossense de Futebol

Objetivando pela total transparência dos fatos, a Federação Matogrossense de Futebol vem através desta nota, esclarecer todas as decisões tomadas até este momento, visando o retorno do futebol mato-grossense em segurança, após meses de pandemia da Covid-19 se reuniu com clubes durante essas últimas semanas para definir a sequência do esporte.

Essas últimas semanas, foram realizadas várias reuniões, arbitrais e conselhos técnicos. As AGREMIÇÕES, de maneira DEMOCRÁTICA, e envolvidas diretamente nas competições em andamento e as que ainda irão iniciar, definiram as seguintes diretrizes:

1 – Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi – 1ª Divisão 2020:

 - Em primeira reunião do dia 23 de junho por videoconferência, as agremiações, optaram pela continuidade da competição e pelo término do Estadual dentro de campo seguindo a classificação final da primeira fase e os jogos já confirmados da quartas de finais do MT 2020.

- Também ficou definido pela maioria dos clubes que o melhor momento para a retomada da competição seria nos meses de novembro e dezembro de 2020. Essa data foi avaliada e definida pelo momento epidemiológico da Covid-19 e também pelo aspecto financeiro das equipes envolvidas no término do certame estadual.

2 – Copa FMF 2020:

- Após a liberação do Poder Público para a retomada do esporte profissional no Estado de Mato Grosso, a FMF agendou imediatamente o Conselho Técnico das competições profissionais para a sequência do calendário estipulado pela entidade.

Durante o Conselho Técnico da Copa FMF 2020, 7 (sete) dos 9 (nove) clubes presentes na reunião decidiram, mais uma vez de forma democrática, pela não realização da Copa FMF – 2020, tendo em vista o momento econômico vivido pelas agremiações. 


Mesmo diante da decisão de somente dois clubes decidirem pela disputa da competição, a Copa FMF 2020 não teria validade. De acordo com o Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol, os torneios que garantem vagas em competições nacionais só terão validade para a entidade se forem disputadas por 4 (quatro) ou mais agremiações.

Após essa definição exclusiva das agremiações, a Federação Matogrossense de Futebol avaliou qual medida legal seria necessária para que fosse preenchida a vaga na Copa do Brasil 2021, que seria disputada na edição vigente da Copa FMF.

Após indicação do Jurídico da FMF, e, consulta a CBF e ao Juizado Especial do Torcedor, a única maneira dos clubes não serem prejudicados com uma possível perca desta vaga na competição nacional, seria a transferência da vaga da Copa do Brasil para o Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi 2020, pois esta será a única competição de profissionais a ser disputada no ano vigente.

Também após consulta as entidades, a FMF, em conjunto com todos os clubes e de maneira unanime, adequaram o Regulamento Especifico do Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi 2020, para que a edição seja concluída dentro de campo.

3 – Competições de base

A Federação Matogrossense de Futebol aguarda a liberação junto ao Poder Público das competições amadoras para definir, em conjunto aos clubes, as diretrizes futuras.

A FMF preza pela democracia e por medidas que visam engrandecer o nosso futebol. Sabemos que paixões vão, e sempre serão analisadas também com o coração, mas neste momento de caos no mundo devido à pandemia parabeniza todos os clubes pela grandeza, decência e sabedoria pela forma que as reuniões foram discutidas e elaboradas.


Assessoria FMF

Você pode compartilhar esta noticia!