Renato Silva/TVCA
Renato Silva/TVCA

Escolas de Cuiabá terão câmeras, reconhecimento facial e avaliação mais rígida a partir de setembro

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quarta-feira (27), no Palácio Alencastro, um pacote de ações para a educação municipal, dentro do projeto Educando Juntos. A iniciativa pretende integrar as secretarias de Educação, Cultura e Esporte, com foco em modernizar processos e ampliar a estrutura das escolas.

Entre as mudanças, está o retorno das avaliações com notas de 0 a 10, sendo 6 a média para aprovação. “Ninguém será empurrado para frente. Quem não atingir a média será reprovado”, afirmou o prefeito. Além disso, os alunos passarão a ter avaliação comportamental, como forma de aproximar escola e família no acompanhamento do aprendizado.

Outra novidade é a implantação de reconhecimento facial para monitorar a presença em tempo real. As salas de aula também contarão com botão do pânico e câmeras de videomonitoramento, reforçando a segurança.

A partir da próxima segunda-feira (1º), 45 escolas receberão melhorias, como climatização, câmeras, novas áreas de lazer e manutenção estrutural.

O pacote ainda prevê:

  • Salas de apoio a alunos neurodivergentes, incluindo crianças com autismo, TDAH e dislexia;

  • Apoio psicológico e telemedicina online para os profissionais da educação;

  • RGA integral de 5,12% para a categoria;

  • Processo seletivo em setembro para contratação de professores alfabetizadores.

Você pode compartilhar esta noticia!