Uma análise preliminar da Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis apontou que o desabamento do teto de uma creche inaugurada no mês de abril de 2024 pela Prefeitura de Rondonópolis apresentava falhas na execução de pilares e vigas.
Conforme nota da Semed, “com base em uma análise preliminar realizada no local (pois ainda estão sendo elaborados os laudos técnicos), o Departamento de Arquitetura e Engenharia da Semed informou que as vigas de sustentação da cobertura não suportaram a carga do telhado devido a possíveis falhas na execução da construção, que podem ser na má execução dos pilares e vigas, somado aos efeitos climáticos”.
A Prefeitura informou que acionou a garantia da obra para quem a empresa realize a remoção do material, limpeza do local e o devido reparo no telhado.
O incidente aconteceu no Centro de Educação Infantil (CMEI) Maria de Souza Miranda, localizada no bairro Maria Amélia, no dia 1º de janeiro. Na ocasião uma forte chuva atingiu Rondonópolis, o que pode ter colaborado com o desabamento, expondo assim os problemas estruturais.
Por se tratar de feriado, a creche estava fechada e ninguém se feriu.