1ª da história: Comunidade acadêmica da UFR elege hoje a sua nova reitoria

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) escolhe sua nova reitoria em votação online que acontece hoje (5), das 7h às 22h. Duas chapas concorrem no processo de escolha, que é o primeiro da história da UFR. O resultado preliminar deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira (6) e o resultado final, na próxima segunda-feira (9).

Poderão votar os docentes do quadro efetivo; docentes substitutos; docentes visitantes; servidores aposentados pela Universidade Federal de Rondonópolis, conforme relatório do extrator SIAPE; técnicos-administrativos em educação do quadro permanente da Universidade Federal de Rondonópolis; e discentes regulares.

O voto será secreto e realizado online exclusivamente por meio do sistema de votação Helios. Na terça-feira (3), a Comissão Eleitoral do processo de escolha da UFR realizou um treinamento da votação com a comunidade acadêmica.

A votação será paritária, porém para a totalização, os votos dos professores terão peso de 70%, enquanto de técnicos e estudantes, 15% cada. O resultado preliminar deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira, então abre-se período de recurso e o resultado final deve ser conhecido na segunda-feira.

Esta é a primeira votação para escolha de reitor e vice-reitor da história da UFR. Na disputa, pela chapa 1, está a atual reitora da instituição, Analy Polizel, que busca continuar no cargo, e o professor Renato Wasques, para o cargo de vice-reitor. Pela chapa 2, concorrem a professora Bia Oliveira, para o cargo de reitora, e o professor André Cardoso, para vice-reitor.

Após o processo de eleição, os nomes dos candidatos serão apresentados em uma lista tríplice e a escolha caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a UFR, existe um compromisso do Governo Federal de que a escolha será pelos candidatos mais votados, seguindo a vontade da comunidade acadêmica expressa na eleição.

 decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, regulamenta a escolha dos reitores e vice-reitores de universidades mantidas pela União e estabelece que serão nomeados pelo presidente da República, escolhidos em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição.

A lista tríplice é composta pelos candidatos mais votados no processo de eleição da comunidade acadêmica.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT