Itiquira (MT) – A Prefeitura de Itiquira assinou, nesta sexta-feira (15), as Escrituras Públicas de desmembramento e doação de áreas rurais que somam 119,8 hectares, destinadas às empresas Catarina Fertilizantes Ltda e Sheds Brasil Ltda – Ciway. O ato oficializa a implantação do Complexo Industrial Agrícola de Itiquira (CIAI), considerado um marco para a economia local.
A doação segue as diretrizes da Lei Municipal nº 1.281/2023, que estabelece encargos e cláusulas de reversão caso os compromissos assumidos não sejam cumpridos.
O projeto prevê a instalação de duas grandes unidades:
• Misturadora de Fertilizantes;
• Usina de Etanol.
Segundo o acordo, as empresas têm 180 dias para iniciar as obras e constituir matriz ou filial em Itiquira, além do prazo de três anos para concluir os empreendimentos.
O prefeito Fabiano Dalla Valle ressaltou a relevância do investimento para a região.
“Essa obra é de suma importância para o desenvolvimento de Itiquira e de Ouro Branco do Sul. Além de fortalecer a economia, vai proporcionar a abertura de novos empregos e mais oportunidades para os moradores do nosso município.”
A implantação do CIAI deve gerar empregos diretos e indiretos, movimentar a cadeia produtiva e consolidar Itiquira como polo estratégico para a agroindústria em Mato Grosso.